Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Campus dos Malês recebe Exposição Navio Negreiro

Data de publicação  23/11/2017, 10:44
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Até o próximo sábado (25), o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, recebe a Exposição Itinerante Navio Negreiro – Hansen Bahia e Castro Alves, das 8h30 às 22h, com o título em alusão ao poema de Castro Alves de mesmo nome. A exposição passará por várias cidades baianas e São Francisco do Conde é a segunda a recebê-la. A primeira parada foi em Salvador, onde esteve exposta até o dia 19 de novembro, no Teatro Castro Alves.

A escolha do solo baiano para a exposição se deu pelo fato de ser o estado que recebeu o maior número de negros escravizados durante o período da coroa portuguesa. Já a escolha corresponde ao mês escolhido para representar a importância da população negra para o Brasil.

Além da exposição, uma oficina de xilografia tem sido ministrada no Campus dos Malês, com os mestres nesta arte. A exposição e a oficina são promovidas pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Grupo de Pesquisa Nyemba.

Sobre o autor

Autor das ilustrações de O Navio Negreiro, Hansen nasceu na Alemanaha e se naturalizou baiano. Ilustrador, escultor, pintor e escritor, o também professor exerceceu diversas atividades artísticas ao longo da vida.

Em 1959, o artista alemão criou uma série de gravuras sobre a obra de Castro Alves, intitulada “Caminho das Lágrimas”. Nessa obra de Hansen, ele apresenta a dor e o flagelo dos africanos no Atlântico. O artista compadece do sofrimento negro, com uma corporeidade dramática de quem enfrentou o holocausto nazista. Através de um testamento, ele doou o acervo para a cidade de Cachoeira, local onde foi criada a Fundação Hansen Bahia.

Confira os próximos locais que receberão a exposição:

27/nov a 02/dez – Santo Amaro
Local: Teatro Dona Canô

04 a 12/dez – Alagoinhas
Local: Centro de Cultura de Alagoinhas

16/dez a 02/jan – Juazeiro
Local: Centro de Cultura João Gilberto

06 a 23/jan – Feira de Santana
Local: Centro de Cultura Amélio Amorim

27/jan a 13/fev – Jequié
Local: Centro de Cultura ACM

17/fev a 04/mar – Vitória da Conquista
Local: (Re) Conquista – Memorial Governador Regis Pacheco

09 a 18/mar – Porto Seguro
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro

23/mar a 01/abr – Ilhéus
Local: Teatro Municipal de Ilhéus

06 a 16/abr – Itabuna
Local: Centro de Cultura Adonias Filho

20 a 29/abr – Valença
Local: Centro de Cultura Olívia Barradas

04 a 15/mai – Cachoeira
Local: Fundação Hansen Bahia

Categorias