Ações – Life
[FinalTilesGallery id=’17’]
Os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores constituem-se em espaços de formação docente que devem proporcionar o diálogo entre os diferentes cursos de licenciatura e promover o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação de práticas pedagógicas e aprendizado/utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação. O LIFE são constituídos por recursos didáticos e equipamentos financiados pela CAPES de uso exclusivo para a formação de professores e se destinam ao desenvolvimento de atividades referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão de maneira pragmática e articulada.
O LIFE tem por finalidade:
I. Ser um espaço de referência para o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação de práticas pedagógicas e aprendizado/utilização das novas tecnologias da comunicação e da informação nos cursos de licenciatura;
II. Ser um lócus de aplicação teórica, metodológica e prática de atividades de formação de professores, em que as competências e habilidades dos currículos dos Cursos de licenciatura possam ser experienciadas;
III. Oferecer suporte para a realização de cursos, oficinas, workshops, ou seja, atividades que potencializem a formação docente, qualificando-a, e a construção da cidadania e da autonomia dos sujeitos envolvidos;
IV. Favorecer o estudo e a reflexão dos referenciais teóricos contemporâneos da educação;
V. Dar suporte para a confecção de recursos didático-pedagógicos das distintas áreas epistemológicas dos cursos de licenciatura da Unilab;
VI. Possibilitar a produção coletivo-interativa de projetos educacionais;
VII. Contribuir com a formação continuada de professores da educação básica, através de oficinas e outras atividades;
VIII. Promover a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais em diferentes cursos de licenciatura e diferentes Programas de formação docente;
IX. Promover a valorização dos cursos de licenciatura no âmbito da Unilab;
X. Permitir o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias, considerando o conhecimento de diferentes disciplinas;
XI. Articular os diferentes cursos e diferentes programas de formação de professores existentes na Unilab para reflexão conjunta;
XII. Fortalecer as parcerias entre a Unilab e as escolas públicas da educação básica presentes no Maciço de Baturité.