Cabo Verde

CABO-VERDE

 Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país africano e um arquipélago de origem vulcânica constituído por dez ilhas pequenas e montanhosas. Está localizado no Oceano Atlântico ao largo da costa da África Ocidental, sua capital é a cidade de Praia e sua moeda é o Escudo Cabo-Verdiano.

A língua oficial é o português, usada nas escolas, na administração pública, na imprensa e nas publicações. Entretanto, a língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano. O crioulo está oficialmente em processo de normatização e discute-se a sua adoção como segunda língua oficial, ao lado do português.

Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes a serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colônia de Portugal desde o século XV até sua independência em 5 de
julho de 1975.

Em todos os seus aspectos, a cultura de Cabo Verde caracteriza-se por uma miscigenação de elementos europeus e africanos. Não se trata de um somatório de duas culturas, convivendo lado a lado, mas sim, um terceiro produto, totalmente novo, resultante de um intercâmbio que começou há quinhentos anos.

Os recursos econômicos de Cabo Verde dependem, sobretudo, da agricultura e da riqueza marinha. A agricultura sofre frequentemente os efeitos das secas. As culturas mais importantes são o café, a banana, a cana-de-açúcar, os frutos tropicais, o milho, os feijões, a batata-doce e a mandioca. O setor industrial encontra-se em pleno desenvolvimento e destaca-se a fabricação de aguardente, vestuário, calçado, tintas, vernizes, turismo, pesca, conservas de pescado, extração de sal e artesanato. A banana e a indústria das conservas de peixe, peixe congelado, lagostas, sal e confecções são os principais produtos exportados. Assim, o comércio e o turismo, especialmente na ilha do Sal, produzem 69% do PIB. O país importa mais de 80% dos alimentos que consome.

Portal do Governo

Ministério da Educação e Desporto

Embaixada do Brasil em Cabo Verde

 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar