SOBRE O CURSO

Missão do curso

O Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, modalidade a distância, tem como missão capacitar profissionais, de nível superior, visando o exercício de atividades relacionadas à gestão dos recursos hídricos, ambientais e energéticos, buscando soluções inovadoras para os desafios enfrentados.


Coordenação

Profa. Dra. Lígia Maria Carvalho Sousa


Objetivos

I. Capacitar profissionais aptos a desenvolver projetos, buscando soluções para os mais diversos desafios enfrentados pelos setores hídrico, ambiental e energético, tendo como base as diretrizes ambientais;

II. Fornecer ferramentas científico-tecnológicas para aprimorar os processos em vigor no mercado atual;

III. Formar profissionais capazes de atuar interdisciplinarmente, aplicando os conhecimentos adquiridos para projetar novos mecanismos como alternativa aos processos existentes;

IV. Conceder autonomia ao profissional, possibilitando a criação de metodologias para lidar com novos desafios;

V. Contribuir para que o profissional desenvolva visão estratégica e gerencie projetos voltados para o setor hídrico, ambiental e energético.


Perfil de egresso

O aluno egresso será capaz de desenvolver projetos a fim de aprimorar os diversos processos já existentes e em desenvolvimento em seu ambiente profissional. O curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos deve capacitar o profissional para gestão e desenvolvimento de projetos a fim de aprimorar os diversos processos já existentes e em andamento em seu ambiente de trabalho. Este profissional deve estar apto a pesquisar novas metodologias para elaboração e aplicação de ferramentas alternativas em desafios atuais e futuros. Além disso, o egresso terá aprimorada sua capacidade de gestão e visão estratégica voltada para o setor energético, com base nas diretrizes ambientais, com consequências diretas no âmbito político, social e econômico. O perfil buscado baseia-se na capacitação de um profissional com foco no processo de formação continuada, com capacidade de refletir e analisar sua ação, numa perspectiva crítica e compromissada com o desenvolvimento social, político e econômico sustentável. Especificamente, espera-se que ao final do curso tenha as seguintes habilidades:

  • Desenvolver e conduzir projetos, bem como interpretar resultados;
  • Projetar, executar, manter e gerir sistemas, produtos e processos;
  • Pesquisar novos produtos, ferramentas, processos ou tecnologias.
  • Modificar processos tecnológicos existentes no âmbito dos setores hídrico, ambiental e energético;
  • Investigar e desenvolver processos e métodos industriais para sistemas de energias.
  • Realizar auditorias em projetos e processos industriais e tecnológicos com base nas diretrizes ambientais;
  • Estudar a viabilidade técnica, econômica e ambiental nos setores hídrico, ambiental e energético;

Mercado de Trabalho

O profissional especialista em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos poderá projetar e analisar sistemas baseados em energias alternativas/renováveis, gerenciar recursos sustentáveis, além de desenvolver novas tecnologias nesse campo, bem como atuar na gestão integrada de recursos hídricos. Seu campo fundamental de trabalho inclui empresas de projetos de engenharia, agências reguladoras e organizações não- governamentais.

 

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar