Observe – Observatório da Vida Estudantil

O Observatório da Vida Estudantil (Observe/Unilab) surgiu em 2016 com a proposta de ser uma ferramenta institucional de leitura da vida estudantil na Unilab e por considerar a necessidade de compreender as mudanças ocasionadas no perfil dos estudantes ingressantes nas universidades nos últimos anos, a partir do processo de expansão e interiorização do ensino superior brasileiro e, no caso da Unilab, incluso a internacionalização, a partir do projeto de cooperação solidária. 

Um dos aspectos que motivou sua criação foi a escassez literária sobre a condição estudantil na contemporaneidade. Assim, o Observe/Unilab, no âmbito da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE), objetiva conhecer a Vida Estudantil para fomentar a implementação de ações tanto favoráveis à produção do conhecimento, do ponto de vista sociológico, como também técnico-científico para fins de aperfeiçoamento da Política de Assistência Estudantil e dos processos de trabalho que a cercam no sentido da gestão, avaliação, monitoramento e do controle social. 

O Observatório também surge sob a relevância de ser um espaço de aproximação com a população estudantil, seja como instrumento de fomentar a participação e o controle social, como também um modo agregar estudos e pesquisas provenientes dos próprios estudantes sobre a temática. Deste modo, abrem-se possibilidades para que os estudantes sejam tanto sujeitos interlocutores da pesquisa, como também pesquisadores atuantes no processo de construção e produção do conhecimento sobre a temática.

Deste modo, a necessidade de apreender os significados de ser estudante brasileiro e internacional na Unilab e como ocorrem suas condições de vida e sobrevivência no sistema de ensino, traz à tona possibilidades de conhecer objetos e categorias sociais relevantes para contribuir com a produção do conhecimento tanto na dimensão interventiva como investigativa.  

Vinculado à PROPAE, o Observe/Unilab tem, portanto, o objetivo principal de conhecer e acompanhar as dinâmicas das trajetórias de vida estudantil, bem como vivências pessoais, acadêmicas, pedagógicas, determinantes psicossociais, marcadores de vulnerabilidades dentre outros elementos que perpassam a vida dos estudantes brasileiros e internacionais da Unilab. Entender tais elementos é fundamental para viabilizar e dar visibilidade às ações e serviços para uma permanência estudantil exitosa.  

A Mostra da Vida Estudantil 

A Mostra da vida Estudantil é uma iniciativa do Observe/Unilab que tem por objetivo a aproximação com as trajetórias de vida dos estudantes da Unilab na diversidade de situações vivenciadas nessa condição. 

A Mostra também visa a produção de estudos, pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre as condições de vida e trajetórias dos e das estudantes da Unilab. A Mostra também objetiva promover o debate sobre as condições de permanência estudantil no ensino superior, considerando diferentes dimensões, sociabilidades, vivências, relações étnico-raciais, práticas multiculturais, familiares, de gênero, acadêmicas, projetos de vida, dentre outras questões que atravessam as vivências dos estudantes nas suas particularidades.

Durante a Mostra são realizadas ações que têm como objeto e recorte da vida estudantil

1 – Exposições e apresentações de trabalho sobre a temática
2- Rodas de conversa
3- Mini cursos
4- Oficinas
5 –  Apresentações artístico-culturais

Ocultar área secundária
Ícone de seta para alternar a visualização da sidebar