PERGUNTAS FREQUENTES – BHU
Perguntas Frequentes
1 – Como realizar o aproveitamento de disciplinas?
Para efetuar o aproveitamento de disciplinas, as/os estudantes devem seguir os seguintes passos:
- Acesse o formulário de Aproveitamento de Disciplinas disponível na página do curso em https://unilab.edu.br/curso-de-humanidades-2/, na seção “FORMULÁRIOS”;
- Preencher e assinar o formulário de Aproveitamento de Disciplinas devidamente, incluindo todas as informações necessárias;
- Enviar para o e-mail da Coordenação (coordbhu@unilab.edu.br) o formulário de Aproveitamento de Disciplinas, juntamente com seu histórico/certificado para comprovação da realização das disciplinas a serem aproveitadas
- Certifique-se de incluir todas as informações solicitadas e os documentos necessários para facilitar o processo de análise do aproveitamento de disciplinas. É importante frisar que as solicitações de aproveitamento de disciplinas passam por aprovação do colegiado do curso, conforme art. 64, inciso XIII, do Estatuto da Unilab.
2 – Qual o procedimento para o trancamento total do curso (Regular)?
- Quando o trancamento não tem um motivo maior, a/o estudante, de acordo com a data pré-estabelecida pelo calendário acadêmico, deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher o respectivo formulário, disponível em https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-Trancamento-de-Curso-regular-conforme-prazos-do-Calendario-Academico.pdf;
- Enviar e-mail à biblioteca e à PROPAE/NIDAE, solicitando os respectivos nada consta (e-mails: dsibiuni@unilab.edu.br e nidae@unilab.edu.br);
- Após isso, a/o estudante deverá encaminhar os três documentos escaneados e/ou printados para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br), que procederá com o trancamento do curso.
3 – O que é o trancamento especial? Em quais casos se aplica?
O trancamento especial é a interrupção automática de todas as atividades acadêmicas, podendo acontecer a qualquer momento, não resultando na quebra do vínculo regular com a Universidade e não prejudicando o cálculo do Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE). Será concedida em situações excepcionais, desde que devidamente comprovada. Alguns casos em que se pode aplicar o trancamento especial são:
- I Afastamento por motivo de saúde, mediante comprovação, por atestado médico, laudo ou outro documento que comprove a situação do interessado.
- II Afastamento para estudos no exterior, mediante comprovante de obtenção de bolsa de estudos ou de aceitação da instituição a que se destina pelo prazo máximo de três períodos letivos;
- III Afastamento do País, em serviço público da União, dos estados ou dos municípios, no máximo, por 4 semanas;
- IV Afastamento do Estado ou do País, de aluno servidor público, por necessidade imperiosa do serviço, pelo prazo que corresponda, no mínimo, a 25% do período letivo e, no máximo, a três períodos letivos, mediante apresentação de declaração do órgão empregador;
- V Afastamento para participação em programa governamental de mobilidade acadêmica, dentro ou fora do país, mediante solicitação formal, respeitado o limite de tempo previsto nos regulamentos específicos de cada programa;
- VI Afastamento para incorporação ao serviço militar obrigatório ou admissão em curso de preparação de Oficial da Reserva, pelo prazo em que perdurar a obrigação militar, respeitado o limite máximo de três períodos letivos.
4 – Qual o procedimento para solicitação de trancamento especial?
- Quando o trancamento se justifica por razões de maior relevância, o estudante deve seguir os seguintes passos:
Acessar o formulário de trancamento especial, disponível em https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-Trancamento-Especial-Casos-diversos-Res.-CONSUNIUNILAB-n.o-30-2013.pdf; - Preencher o formulário de trancamento especial e assiná-lo;
- Digitalizar o formulário preenchido juntamente com o documento que comprove a necessidade do trancamento especial;
- Encaminhar o formulário junto com o documento que comprove a necessidade de trancamento especial digitalizados para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br).
5 – Quantas vezes é possível trancar o curso?
Conforme Resolução CONSUNI/UNILAB 30/2013, art. 27, §2º, “O trancamento de curso será concedido no limite máximo de 03 (três) períodos letivos regulares, consecutivos ou não.”
6 – Qual o procedimento para retornar ao curso trancado?
Para retornar ao curso trancado, a/o estudante trancado deverá:
- Enviar e-mail para a SECRAGI (secragi@unilab.edu.br) solicitando seu destrancamento com as seguintes informações no corpo do texto: Nome completo, CPF, e curso a qual deseja retornar/destrancar;
- Feito isso, a/o estudante receberá a confirmação de recebimento do e-mail e posteriormente o comprovante de reativação do seu status para Ativo. Possibilitando sua matrícula online no prazo estabelecido no calendário acadêmico para o período letivo posterior ao seu retorno de trancamento.
7 – O que é o regime especial? Em quais casos se aplica?
- O regime especial é a modalidade de regime acadêmico que permite ao discente, em situação específica, acompanhar as atividades acadêmicas de forma remota. Esse tipo de regime é restrito para gestantes a partir do oitavo mês de gravidez e nos primeiros três meses após o nascimento da criança, assim como também para estudantes que tenham sido diagnosticados com uma doença que represente um risco para a própria vida ou para a comunidade acadêmica.
8 – Como solicitar regime especial?
Para cursar em regime especial a/o estudante deverá seguir os seguintes passos:
- Preencher e assinar o formulário de regime especial (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-de-Solicitacao-de-Regime-Especial.pdf)
- Após isso, deverá encaminhar o referido formulário junto com documento, ambos digitalizados, comprovando a necessidade de cursar em regime especial para o e-mail da SECRAGI (secragi@unilab.edu.br).
9 – Concluí o BHU, como faço para ingressar em uma das terminalidades?
- Para ingressar em uma das terminalidades a/o estudante precisa estar atento ao site da PROGRAD/UNILAB, onde é lançado os Editais para seleção de candidatas/os egressas/os do curso de humanidades nas terminalidades.
10 – Como realizar o trancamento de disciplinas?
- Durante o período estabelecido no calendário acadêmico, a/ estudante deve solicitar o trancamento de disciplinas através do portal da/o aluna/o no SIGAA. Feito isso, o coordenador do curso irá analisar o pedido de trancamento e seguir com o deferimento ou indeferimento do pedido.
11 – Quais os documentos necessários para solicitar colação de grau?
A/O estudante pode solicitar colação de grau regular (quando ocorrer dentro do período estabelecido pelo calendário acadêmico) ou colação de grau especial (em casos específicos). Os documentos necessários para a colação de grau são:
- Formulário de solicitação de colação de grau (regular ou especial), disponível no link (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/Formulario-de-Solicitacao-de-Colacao-de-Grau-Regular.pdf);
- Cópia de documento de identidade (RG para brasileiros, RNM para estrangeiros);
- Cópia do certificado de conclusão do ensino médio (brasileiros) (equivalente para estrangeiros);
- Histórico com integralização de todas as disciplinas;
- Ata de defesa assinada;
- Declaração de quitação da Biblioteca Universitária – DSIBIUNI (Nada consta); Para a Declaração de Quitação, é necessário enviar um e-mail para biblioteca (bibliopalmares@unilab.edu.br) informando o nome completo e o CPF.
- Declaração de Depósito Legal para Artigos, Monografias, Dissertações e Teses, emitida pela Biblioteca.
- Para a Declaração de Depósito do TCC, segue o link com as orientações: http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2020/02/NORMAS-PARA-ENTREGA-DEP%C3%93 SITO-DE-TCC-DISSERTA%C3%87%C3%95ES-E-TESES.pdf
Para a colação de grau especial é necessário adicionar, além dos documentos supracitados, um documento que comprove a necessidade de colação de grau especial, se por:
- Nomeação em concurso público/(portaria de nomeação);
- Contratação e/ou promoção para cargos de nível superior /(documento do empregador atestando a contratação e/ou promoção);
- Aprovação em curso de Pós-Graduação/(lista de classificados/aprovados, calendário de matriculado);
- Transferência ex officio/ (documento de solicitação da transferência);
- Viagem ao exterior para estudos ou trabalho/(documento da instituição de ensino ou do empregador atestando a sua realização);
- Domicílio em outro estado/(comprovante de residência compatível com a solicitação);
- Outros (explicar o motivo e adicionar documento comprobatório)
12 – Para solicitar a revisão de nota de disciplinas?
- A/O estudante deve preencher o seguinte formulário: (https://unilab.edu.br/wp-content/uploads/2023/06/FORMULARIO-REVISAO-DE-NOTA.pdf), e em seguida enviar para coordenação do curso (coordbhu@unilab.edu.br).