Timor-Leste aposta em futuro promissor para o português, diz premiê

Data de publicação  25/02/2011, 00:00

O futuro da língua portuguesa no Timor-Leste é promissor. Essa é a opinião do primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão. Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, ele argumentou que “o idioma ajudou a afirmar” a jovem nação do sudeste da Ásia, após a independência da Indonésia, em 2002, e deve crescer com as novas gerações timorenses. “O português parece-me mais como um instrumento de identidade. Somos diferentes pela história e pela cultura e aí é que nós nos apegamos. Somos Timor-Leste por causa da presença portuguesa, que nos deu uma identidade e o direito de sermos um povo”, disse.

Oitava nação a adotar o português, o Timor-Leste também tem o tétum como outra língua oficial do país.

O primeiro-ministro reconheceu que o ensino da língua para a geração jovem, que fala principalmente indonésio e tétum, ainda é um desafio. Mas ele contou que o governo tem investido no ensino do idioma a longo prazo.

Xanana Gusmão disse ainda que metade da população timorense tem menos de 15 anos e que as próximas gerações já deverão falar português com mais facilidade.