Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Meio ambiente e saúde são temas de debate

Data de publicação  25/07/2011, 00:00
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Saúde ambiental – uma temática universal. Este foi o tema da palestra que o professor Eddie William de Pinho Santana, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), debateu com os estudantes na sexta-feira (22), no campus da Unilab, em Redenção. A convite da Área da Saúde, ele foi apresentado pela professora Juliana Celestino, do curso de Enfermagem, no contexto da disciplina Inserção à Vida Universitária.

Professora Juliana apresenta o palestrante
Especialista em epidemiologia, Eddie William saudou a Unilab e os estudantes referindo-se à relação e ao conhecimento que tem da região do Maciço de Baturité, onde desenvolveu pesquisa sobre leishmaniose cutânea.

Com experiência na área de Saúde Coletiva, tem doutorado em Phd In Biological Sciences pela University of Bristol (1998) e, atualmente, é membro de Comitê do Ministério da Saúde, membro de Grupo de Trabalho da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, membro de Comitê da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza epesquisador da World Health Organization.

Ao inserir o tema e fazer a conexão entre meio ambiente e saúde, o professor Eddie apontou a interação de três elementos: solo, água e ar, em que o homem vai interferindo no ambiente. Dentre outros conceitos de meio ambiente, apontou o postulado do Conselho Internacional de Língua Francesa, que define como um “conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos, biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de ter um efeito direto e indireto, imediato ou mediato sobre os seres vivos e as atividades humanas”.

E para melhor qualificar a ação do homem sobre seu meio, explicou que é preciso definir dois termos, alteragene e perturbação. Fez, em seguida, alguns questionamentos aos estudantes acerca do conceito de biosfera (conjunto de todos os ecossistemas) e sobre o que manteria a vida na Terra, em termos energéticos, recebendo como resposta,
a energia solar.

Na área da legislação, o professor chamou atenção para a Lei 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional de Meio Ambiente. Na verdade, a lei representa de alguma maneira, avanço na defesa dos interesses ambientais como importante instrumento legal no País. E, na sequência, exibiu um slide, com a representação de um ambiente modificado pelo homem.

Prof. Eddie William fez conexão entre saúde e meio ambiente
Na etapa seguinte, apresentou conceitos de saúde ambiental ressaltando que as considerações entre meio ambiente e outros fatores começam a ser estabelecidas somente no final do século passado. Nesta época, a política relativa ao meio ambiente se limitava à saúde pública. “Até pouco tempo, seu campo de ação era quase totalmente voltado para a prevenção e o controle das doenças infecciosas”, acentuou professor Eddie. Em relação a alimentos, citou exemplos de países de grandes populações como China e Índia, e no Brasil refletiu sobre a opção pelo plantio de soja, que dá mais lucro, em detrimento do feijão, com uso de fertilizantes e agrotóxicos.

Estudantes acompanham palestra do professor da Uece
Abordou ainda a relação da saúde e qualidade de vida, com os sistemas ambientais, a partir da ação do homem e as consequências negativas. Neste caso, citou os ambientes urbanos poluídos que impõe o deslocamento da população para áreas mais distantes, sem infraestrutura adequada, principalmente de saneamento.

Por último, detalhou um quadro, com as questões ambientais relacionadas ao homem e ao meio ambiente: aquecimento global (que provoca aumento do efeito estufa), perda da biodiversidade, destruição da camada de ozônio, contaminação ou exploração excessiva dos recursos dos oceanos, e escassez e poluição das águas. “São preocupações que nós, cidadãos e cidadãs, temos de ter, e não esperar pelo governo”, encerrou o professor. Ao final, fez comentários sobre vídeos que apresentou sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e que o dengue vem se revelando um dos principais problemas de saúde pública no Estado do Ceará e que deve ser combatido com a conscientização dapopulação.

Categoria