Unilab inicia hoje (13) a II Semana de Agricultura

Data de publicação  14/11/2011, 13:07

O Curso de Agronomia, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), promove a II Semana de Agricultura, a partir de hoje, dia 13 de dezembro de 2011, prosseguindo até a próxima quinta-feira, 15, no Campus da Liberdade, em Redenção (CE). A Semana constará de 17 minicursos e tem como público-alvo os estudantes e a comunidade interessada da região do Maciço de Baturité.  Cada curso ofertará 35 vagas para os agricultores e os estudantes da Unilab.

As inscrições são gratuitas e foram feitas no período de 21 de novembro a 2 de dezembro, pelo e-mail (agronomia@unilab.edu.br) ou presencialmente, no Campus da Liberdade, em Redenção. As inscrições puderam ser feitas também nas secretarias de agricultura dos municípios do Maciço de Baturité. Cada participante pode inscrever-se em dois cursos por dia.

Hoje, primeiro dia do evento, os cursos ofertados são: Plantas Medicinais; Agricultura comparada; A cooperação na agricultura: associativismo e cooperativismo; Pós-Colheita e Processamento do Pedúnculo de Caju; e Boas Práticas Agrícolas.

Amanhã, 14, serão oferecidos os cursos de Prevenção de acidentes em operações mecanizadas; Produção em hortas; PAIS- Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável; Manejo de Galinha Caipira; Os novos rumos da produção animal – ambiência e bem-estar; e Meliponicultura: criação de abelha nativa.

Na quinta-feira, 15, terceiro e último dia da Semana, os cursos serão: Plantas Medicinais, Sistemas alternativos de irrigação; A água como direito: acesso à água para o consumo humano (P1MC) e para produção – (P1+2) no semiárido brasileiro; O Programa de Aquisição de Alimentos: avanços, intersetorialidade e controle social; Certificação de produtos agropecuários; Manejo alternativo de pragas; Produção em hortas (parte prática).

Os cursos têm duração de quatro horas, com exceção para os de Produção em Hortas e A cooperação na agricultura: associativismo e cooperativismo, que serão de oito horas. O curso de Plantas Medicinais será ofertado em dois dias, hoje (13) e quinta-feira (15).