II Semana da Agricultura teve avaliação positiva
“A iniciativa foi muito positiva: os alunos aprovaram, os palestrantes elogiaram a oportunidade dos debates e os agricultores destacaram a importância de se sentirem inseridos no ambiente da Universidade”. Esta foi a avaliação da professora Albanise Barbosa Marinho, coordenadora da II Semana de Agricultura encerrada nesta quinta-feira (15), uma promoção do curso de Agronomia, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
Com a experiência de quem coordenou as duas Semanas, Albanise ressaltou que, na primeira, em 2010, houve maior participação dos estudantes da Unilab e, nesta segunda, embora 100 agricultores tenham se inscrito, 50 participaram dos cursos ofertados. Ela acredita que os objetivos foram alcançados, dentre eles ‘articular saberes e práticas de tal forma a oferecer alternativas para os produtores rurais visando à solução de seus problemas’ e “desenvolver ações que levem à conservação e recuperação dos ecossistemas e ao manejo sustentável dos sistemas agrícolas”.
No último dia foram realizados três cursos no período da manhã: Plantas medicinais, com a professora Fátima Coelho, da Unilab; Certificação de produtos agropecuários, ministrado pelo professor Luis Gonzaga Pinheiro Neto, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Produção em hortas, dado pelo professor Luís Antonio, Unilab.
No plano geral, Políticas públicas e impactos sociais na agricultura familiar do semiárido, a professora Elza Braga, da UFC, e consultora da Unilab, apresentou e discutiu o tema ‘A água como direito: acesso à água para o consumo humano (P1MC) e para produção – (P1+2) no semiárido brasileiro’.
No painel da primeira experiência, a professora Elza falou sobre ‘Desenho dos Programas P1MC e PI+2’ e, em seguida, o tema foi ‘Trajetórias e envolvimento dos atores em execução’, apresentado por Malvinier Macedo, colaboradora do Fórum Cearense pela Vida no Semiário (FCVSA).
No período da tarde foram ministrados dois cursos: Manejo alternativo de pragas, com o bioquímico Henrique Pinho da área de Desenvolvimento Rural da Unilab; e Sistemas alternativos de irrigação, com a professora Albanise Barbosa Marinho.
E, encerrando a Semana, foi realizado o segundo painel de experiência, O Programa de Aquisição de Alimentos: avanços, intersetorialidade e controle social, a cargo de Reginaldo Martins, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que estava acompanhado de Elizeu Lima, presidente da Associação dos Trabalhadores da Conab/CE; e de Silvanar Pereira, representante do Colegiado do Território da Cidadania no Maciço de Baturité.