Museu Afro Brasil de São Paulo realiza oficinas na Unilab

Data de publicação  13/01/2012, 14:14
 O programa de oficinas realizado pela Unilab em parceria com o Museu Afro Brasil, de São Paulo, chega ao fim nesta quinta-feira (26). Foram duas semanas com diversas atividades teóricas e práticas voltadas aos estudantes da universidade e aos profissionais das secretarias da Educação e Cultura de Redenção.
  O tema da última semana de oficina foi “História da Arte do Brasil”, através do acervo do Museu Afro Brasil. Os instrutores apresentaram a coleção de obras de arte do museu e demonstraram o quanto a pintura foi importante para o registro da história e do cotidiano brasileiros. Após as palestras, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar uma técnica chamada monotipia, que é a reprodução de obras a partir da pintura numa chapa de vidro. Os desenhos retrataram paisagens do Maciço de Baturité, marcados na memória de cada um.
  Para o coordenador do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, Claudinei Roberto, “o exercício possibilitou aos alunos o contato com a técnica que foi tão utilizada pelos artistas para retratar os seus cotidianos antigamente”.

Dayanne Frazão, estudante de Administração Pública

"Pôr-do-sol no Maciço", obra de Dayanne Frazão

A estudante Dayanne Frazão, do curso de Administração Pública, fez um desenho do pôr-do-sol. Ela disse que gostou muito da experiência. “A gente relembrou a infância, quando pintava à vontade na escola”, completa Dayanne.
 As oficinas realizadas em parceria com o Museu Afro Brasil são uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Unilab, através da Coordenação de Ações Culturais. As atividades foram divididas em dois módulos: “A Festa e a Força: Música e Festa Popular enquanto Signos da Resistência” e “História da Arte e História do Trabalho: a mão afro brasileira na arte e sua competência técnica”. Entre estudantes e servidores da Prefeitura de Redenção, 35 pessoas participaram