Unilab assina convênios para implantação de Campus em São Francisco do Conde, na Bahia
Com menos de um ano de atividade acadêmica, a Unilab dá os passos iniciais para a implantação do primeiro campus fora do estado do Ceará. O local escolhido pelo Mec foi a cidade baiana de São Francisco do Conde, a 67 km de Salvador. A efetivação do projeto inclui convênios de cooperação técnica com as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo Baiano (UFRB), além de parceria com a prefeitura de São Francisco do Conde.
Na última quinta-feira (19), o reitor da Unilab, Paulo Speller, acompanhado da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Stela Meneghel, da pró-reitora de Graduação em exercício, Socorro Maia, da coordenadora de Educação a Distância, Maria Aparecida da Silva, e do coordenador de Planejamento, Fernando Afonso, participou de uma série de reuniões na Bahia para oficializar os apoios e estreitar os laços de cooperação com as instituições. Os reitores Paulo Gabriel (UFRB), Dora Leal (UFBA), Paulo Speller (UNILAB) foram os representantes legais na cerimônia de assinatura dos acordos. A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, também participou da solenidade.
A UFBA e a UFRB vão apoiar a Unilab na implantação do projeto pedagógico, construção de matriz curricular e todo o processo institucional que a universidade precisa pra iniciar as atividades, previstas para o segundo semestre de 2012, com orçamento próprio do Mec para o Campus de São Francisco do Conde . Na primeira fase, está sendo planejada a oferta de cursos de Especialização e Extensão. A partir de 2013, a meta é oferecer os primeiros cursos de Graduação. Para tanto, o esforço atual está concentrado no levantamento das demandas da região para direcionar as áreas de estudo, de acordo com as necessidades da sociedade em geral.
O projeto incluiu a parceria com a prefeitura de São Francisco do Conde, que dará o suporte na área da infraestrutura, como a doação de terreno, cessão de prédios e equipamentos. O local indicado pelo município para o funcionamento da universidade é um prédio em fase final de construção com dois pavimentos, contendo 12 salas de aula, laboratórios, auditório para 135 lugares, refeitório, biblioteca e quadra poliesportiva. O convênio com a prefeitura deve ser assinado em breve.
São Francisco do Conde
São Francisco do Conde, terceira cidade do Recôncavo Baiano, tem 31. 699 habitantes, segundo o IBGE. É considerado o município de maior população negra declarada no censo (maior que 90%). A cidade pertenceu ao termo de Salvador até 1697, quando foi emancipado. É o município brasileiro com maior produto interno bruto per capita. A arrecadação municipal de impostos ligados à produção e refino de petróleo pela refinaria RLAM, da Petrobras, é de cerca de R$ 200 milhões/ano, de acordo com o IBGE.
Veja os convênios entre Unilab, UFBA e UFRV:
[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/01/Minuta-Padrão-Convênio-entre-Unilab-e-Universidade-Federal-do-Recôncavo-da-Bahia.pdf”]
[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/01/Protocolo-de-Intencões_UFBA.pdf”]