Conheça mais o Timor-Leste
O Timor-Leste está situado no sudeste asiático, sendo o único país independente do continente que utiliza a língua portuguesa como oficial. Dessa forma, Timor-Leste e Brasil traçam relações não apenas comerciais e econômicas, mas também históricas e culturais. Assim como o Brasil, Timor-Leste também faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma organização que busca a integração dos territórios lusófonos.
O Timor-Leste é uma nação heterogênea em diversos aspectos. Confira abaixo algumas informações sobre este país, considerado como um dos mais jovens do mundo.
Localização
É a menor e a mais oriental das ilhas do arquipélago malaio, localizada a cerca de 550 km ao norte da Austrália. O país é bastante montanhoso, com clima tropical, bem parecido com o Brasil, apresentando duas estações anuais determinantes.
Independência
A região foi colonizada por Portugal até 1975. Neste mesmo ano, foi ocupada pelo país vizinho, a Indonésia, durante os 24 anos seguintes. A independência do país só foi conquistada em 2002, após longos períodos de conflitos e negociações, tornando um dos países mais jovens do mundo.
População
De acordo com o Censo de 2004, o país tem 924 mil habitantes, sendo a origem principalmente portuguesa e indonésia.
Idioma
Em Timor-Leste, a língua mais falada é o tétum; o português é falado por menos de 20% da população (13,6% de acordo com o primeiro censo pós-independência, realizado em 2004), sendo principalmente pela geração mais velha. Essa porcentagem tende a aumentar já que o português tem sido ensinado à geração mais nova e a adultos interessados. Há mais de 30 dialetos nacionais em Timor-Leste.
Economia
Timor-Leste é considerado como um dos países mais pobres do mundo e enfrenta uma série de problemas nas tentativas de reconstruir a economia após os períodos de conquista da independência.
Atualmente, a economia depende da exportação do café e do petróleo extraído no oceano. No início desse século, cerca de 90% da população vivia da agricultura. Estima-se que 50% da população esteja desempregada.
Educação
O nível da educação em Timor-Leste é muito baixo em termos de padrões internacionais.
Algumas estatísticas:
– 25 a 30% das crianças de idade escolar não têm acesso a escolas;
– 60% população adulta iletrada ou sem educação básica;
– 23% frequentaram a educação primária;
– 18% frequentaram a educação secundária;
– 1,4% frequentaram pós-secundário ou terciário;
– Mais da metade da população adulta não pode ler ou escrever;
Infraestrutura:
– 800 escolas primárias (104 são privadas)
– 133 escolas pré-secundarias (40 privadas)
– 61 escolas secundárias (24 privadas)
– 10 escolas técnicas profissionais públicas e 4 privadas
– 1 Universidade Pública e 17 Universidades e Instituições de Ensino Superior Privadas
Fonte: MEC