Sarau de Poesias recebe artistas cearenses

Data de publicação  11/04/2012, 09:53

O destaque da programação da Quarta Cultural Maciço de Arte desta semana é a Literatura com a participação dos artistas, Antônio Filho e Dim Raposo, no Sarau de Poesias. O evento é aberto ao público e inicia às 19h, no Anfiteatro da Unilab. O Sarau de Poesias é uma realização da Coordenação de Ações Culturais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), em parceria com a Associação de Escritores da Região do Maciço de Baturité (AESCRIBA).

Nesta edição, o Sarau de Poesias recebe a visita de moradores do município de Ocara,  dentre eles a secretária de Cultura, Maria Auricélia Alves, que vem prestigiar o artista e conterrâneo, Dim Raposo.

O escritor Antônio Filho é um dos convidados para o Sarau de Poesias

Antônio Filho é escritor e formador de leitores. Natural de Baturité, no Ceará, ele é autor de livros, como “O Sapo de Sapato”, “A Lagarta Faceira”, “O Menino do Mar” e “Ai! Cai Mas Não Dói”, publicados pela coleção PAIC – Prosa e Poesia, da Secretaria de Educação do Ceará. Também são de sua autoria as publicações “O Carneiro Jasmim”, “Os Crimes da Biblioteca”, “Mortena Cantina” e “O Misterioso Caso da Miniatura”. O escritor participou dos espetáculos infantis “Gente Criança” e “Relógio de Papel”, compondo e interpretando textos de canções e poemas. Como formador de leitores, realizou uma série de oficinas com professores para o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e para o projeto de formação de leitores da Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (APAECE). Atualmente, é consultor editorial da Ideais Produções.

O poeta Dim Raposo também vai estar presente no Sarau de Poesias

Raimundo Izidório da Silva, mais conhecido como Dim Raposo, dedica, desde os 10 anos de idade, a tocar viola, cantar e fazer repentes. Uma das características do seu trabalho é a produção artesanal, em que ele escreve os versos, cria as capas das obras, monta os livretos e divulga para venda. Ao longo de sua vida, já exerceu diversas atividades e ocupações, tais como: agricultor, barbeiro, guarda de segurança, violeiro, repentista, repórter, radialista, cordelista e pastor evangélico. Desde 2005, ocupa o cargo de assessor de comunicação no município de Ocara, no Ceará, e continua, esporadicamente, produzindo cordéis.