Apresentação musical valoriza a cultura afro-brasileira

Data de publicação  10/05/2012, 09:54

O Projeto BNB Clube de Cultura realiza, no próximo sábado (12), o especial “Noite Negra – Cantar para a igualdade”. Os convidados para encantar esta festa são os cantores Níguer (Nigroover), David Lima, Júlio Jamayka e Lorena Nunes, além do guitarrista caboverdiano Andy Monroy. O show acontece a partir das 21h, no BNB Clube (Sede Aldeota), localizado à Av. Santos Dumont, nº 3646, em Fortaleza.

A apresentação destaca as diversas sonoridades, gerando o encontro do berimbau com a guitarra e do afoxé com a música eletrônica. “A ideia do evento é chamar atenção para as políticas de afirmação de igualdade racial no Brasil, a partir da música. Nós queremos que as pessoas se reconheçam e mostrem a sua expressividade através da música”, explica a produtora cultural do Projeto BNB Clube de Cultura, Germana McGregor.

Influências culturais

A música africana está diretamente ligada à nossa. A gênese da música hoje entendida como essencialmente brasileira é bastante influenciada pelos ritmos africanos, depois afro-brasileiros. No período colonial, os festejos do Rei do Congo, cheios de dança e música, serviram de base para o nosso samba. A própria MPB foi iniciada por elementos comuns à música africana, como o carimbó e o tambor de crioula. São muitos os estilos no país marcadamente negros: axé, lambada, maracatu, pagode, etc.

100 anos depois da abolição

O evento faz referência ao dia 13 de maio de 1888, ocasião em que foi abolida a escravatura no Brasil. De acordo com a produtora cultural Germana McGregor, este dia foi escolhido como uma maneira de protestar em relação a segregação social das pessoas negras. “A discriminação racial no Brasil acontece de forma velada. Fala-se em país miscigenado, mas a verdade é que a cultura negra é bastante negada”, destaca.

Serviço:

Local: BNB Clube – Sede Aldeota (Av. Santos Dumont, nº 3646, Fortaleza)

Data: 12 de maio, às 21h

Ingressos: R$ 10 (valor único)

Informações: 4006.7200

Com informações do Sindjorce.