Programação cultural especial vai comemorar Aniversário da Unilab
Para marcar as comemorações alusivas ao primeiro ano de funcionamento da Unilab, foi montada uma programação cultural especialmente para esta semana. As atividades começam na quarta-feira, dia 23 de maio, com o projeto Quarta Cultural, e prosseguem na sexta-feira, 25 de maio, data em que se festeja o Dia da África e que também marca o aniversário da Universidade.
SEXTA-FEIRA (25)
Já na sexta-feira, data em que se comemora o Dia da África e o Aniversário da Unilab, as atividades iniciam às 9h30, com o Maracatu Az de Ouro, que fará a Loa de Louvor à África.
Na sequência, acontece a solenidade oficial de abertura e, às 10h30, a Conferência Magna com a pró-reitora de Relações Institucionais da Unilab, professora Selma Pantoja, que abordará o tema “Entre Áfricas e Brasis: Heranças e Desafios”. Encerrando a manhã, às 11h30, começam as apresentações dos estudantes da Universidade , que mostrarão danças, cantos e representações cênicas dos países africanos, do Timor-Leste e do Brasil.
No período da tarde, a partir das 13h30, ocorre o lançamento dos livros “Lugar onde os pássaros cantam e as pessoas contam histórias”, do reitor Pedro Rubens, da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e “Onde está Jonathan Makeba”, de Altair Maia. Em seguida, acontece a apresentação dos estudantes da Escola Livre de Música de Redenção, na Biblioteca Universitária da Unilab.
Já às 15h, o escritor angolano José Eduardo Agualusa, faz conferência sobre o tema “A África e o Brasil: Novas Relações Culturais”. O encerramento festivo acontece a partir das 16h30, com o Afoxé Acabaca.
QUARTA-FEIRA (23)
A programação começa às 18h30, com o lançamento do livro ‘Consciência Corporal e Ancestralidade Africana’, de Norval Cruz, que fará a apresentação de sua obra. Graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Salvador, é mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde faz o doutorado. É coordenador e professor do Tempo Livre – Espaço de Consciência Corporal e Ancestralidade Africana, diretor da Ong África em Mim e segundo secretário do Instituto de Pesquisa Afro-Descendente-IPAD/CE.
Em seguida, às 19h15, é a vez do professor Tshombe Lee Miles lançar “A Luta contra a Escravidão e o Racismo no Ceará”. Professor doutor vinculado ao Pratt Institute/Nova York – Departamento de Ciências Sociais, Áreas: América Latina e Afro-diáspora, Tshombe Miles tem vários estudos sobre a Questão do Negro no Ceará, em especial sua tese de doutorado, intitulada “A Luta Contra a Escravidão e o Racismo no Ceará – 1838 a 1884” realizada na Brown University, em Nova York, Estados Unidos, em 2008.
A noite termina com a apresentação da peça teatral “Negros – O Poeta em Nova York” (foto acima), com a Cia. Palmas Produções Artísticas, a partir das 20 horas. Sob o olhar de Francinice Campos, que pesquisa a obra de García Lorca há treze anos, o espetáculo se materializa com um roteiro dramatúrgico construído aproximadamente por um período de um ano. Uma fusão de pensamentos, poemas e ideais, a encenação traz à tona a cultura viva do maracatu, a religiosidade afro-brasileira, a abolição da escravatura e os batuques dos tambores.
Confira abaixo a programação.
[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/05/Programação-Semana-da-África.pdf”]