São Franciso do Conde recebe Unilab em junho

Data de publicação  23/05/2012, 11:39

O novo campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), localizada no município de São Francisco do Conde, no estado do Bahia, será inaugurado no próximo dia 11 de junho. A expectativa é que as atividades iniciem com a implantação dos cursos de Especialização, a partir de novembro deste ano.

Os cursos ofertados serão de ‘História e Cultura da África’ e de ‘Gestão Governamental’. De acordo com Áurio Leocádio, coordenador do Curso de Gestão Governamental, esta formação abrirá o funcionamento da Unilab e será fundamental tanto para a Universidade quanto para a região do Recôncavo Baiano. “Escolhemos o curso de ‘História e Cultura da África’ porque lá existe uma carência em relação à formação de docentes do Ensino Fundamental e Médio. Já o curso de Gestão Governamental será importante por causa da grande demanda em capacitar servidores municipais da região onde a Universidade está localizada”, esclareceu o coordenador.

Também será realizado o curso de Especialização em ‘Gestão Social para o Desenvolvimento Territorial’, executado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Até novembro, a UFBA também promoverá cursos de extensão.

I Seminário Regional da Unilab em São Francisco do Conde

No último dia 18, representantes da Unilab participaram do I Seminário Regional da instituição em São Francisco do Conde, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. No evento, foram discutidos temas que tratam das perspectivas e desafios futuros da nova Universidade no município.

Equipe participa do Seminário sobre a Unilab em São Francisco do Conde

Da Unilab, estavam presentes o reitor Paulo Speller, as pró-reitoras de Graduação, Jacqueline Freire; de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Stela Meneghel; de Administração e Planejamento, Adênia Guimarães; os professores John Felix (representando a Coordenação de Educação a Distância) e Áurio Leocádio (Coordenação do curso de Especialização em Gestão Governamental) e o Coordenador de Infraestrutura, Plínio Nogueira.

Reitor da Unilab, Paulo Speller

Sobre a implantação do novo Campus, o reitor da Unilab Paulo Speller afirmou que “São Francisco do Conde, assim como Redenção, estarão irreconhecíveis. Ainda este ano, traremos as primeiras atividades da UNILAB para São Francisco do Conde. O planejamento já foi estabelecido e queremos que esta universidade venha a ser exemplo de integração com o mundo”

Também participaram do evento lideranças locais, parlamentares e a prefeita do município, Rilza Valentim.  “Temos recursos e projetos de viabilidade para a execução das obras de implantação da Uinlab e de outras obras de infraestrutura para o município”, completou Valentim.

Novo campus

Prédio onde vai funcionar Campus da Unilab em SFC

Quadra poliesportiva

Área interna da Universidade

O local indicado pelo município para o funcionamento da universidade possui dois pavimentos, contendo 12 salas de aula, laboratórios, auditório para 135 lugares, refeitório, biblioteca e quadra poliesportiva. A Universidade vai estar situada da localidade da Baixa Fria.

A efetivação do projeto do Campus da Unilab em São Francisco do Conde inclui convênios de cooperação técnica com as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo Baiano (UFRB). Dentre os acordos pretende-se que, a partir de 2013, o planejamento estratégico seja traçado conjuntamente entre as universidades federais.

São Francisco do Conde

Vista aérea da cidade de São Francisco do Conde

Entrada da cidade

São Francisco do Conde, terceira cidade do Recôncavo Baiano, tem 31. 699 habitantes, segundo o IBGE. É considerado o município de maior população negra declarada no censo (maior que 90%). A cidade pertenceu ao termo de Salvador até 1697, quando foi emancipado. É o município brasileiro com maior produto interno bruto per capita. A arrecadação municipal de impostos ligados à produção e refino de petróleo pela refinaria RLAM, da Petrobras, é de cerca de R$ 200 milhões/ano, de acordo com o IBGE.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco do Conde