Unilab realiza programação para celebrar independência de Cabo Verde

Data de publicação  05/07/2012, 14:06

Estudantes cantam o Hino Nacional de Cabo Verde

Neste dia 05 de julho, a Unilab comemorou os 37 anos de independência do país africano Cabo Verde. A universidade realizou uma programação especial com exibição de filmes e oficina de dança, além do almoço com prato típico do país. Atualmente, a Unilab possui 14 estudantes caboverdianos.

Mesa de abertura

A abertura da comemoração contou com a presença do reitor Paulo Speller, da vice-reitora Maria Elias, das pró-reitoras Adênia Guimarães, Selma Pantoja e Jacqueline Freire, do coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, do coordenador de Arte e Cultura, Fernando Leão, e do caboverdiano Raul Ferreira.

Reitor Paulo Speller

O reitor parabenizou a conquista da independência do país e destacou a contribuição de Cabo Verde para o mundo. “Apesar de ser um país pequeno e formado por 10 ilhas, nota-se que os caboverdianos não perdem a identidade, a musicalidade e a alegria, além da capacidade de estar integrados com outros povos. Nós temos admiração e temos muito o que aprender com vocês”, disse o reitor.

Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, falou sobre a participação dos alunos na Universidade e sobre as novas possibilidades de parcerias. “Podemos ressaltar que, para o último processo seletivo, a Unilab ampliou o número de estudantes caboverdianos e proporcionou a diversificação entre os cursos ofertados. Também é bom destacar que, recentemente, o reitor Paulo Speller assinou um convênio de cooperação técnica com a Universidade de Cabo Verde para o desenvolvimento de projetos integrados em pesquisa, extensão e mobilidade acadêmica entre as duas instituições”, esclareceu.

Estudante caboverdiano, Raul Ferreira

Para representar os estudantes caboverdianos, Raul Ferreira explicou como aconteceu o processo de independência e os principais líderes que lutaram pela liberdade. Ele fez ainda o convite para as pessoas conhecerem o país. “Cabo Verde é uma terra de sol, verde e muito bom para o turismo de esportes radicais por causa das montanhas. Lá, são famosas a aguardente, o café e o vinho. E nós temos um povo muito acolhedor”, enfatizou o estudante.

A caboverdiana Jezabel do Nascimento, cerimonialista do evento

O mesmo pensamento também é compartilhado pela conterrânea, Jezabel do Nascimento, que foi a cerimonialista da solenidade. Sobre a festa de independência, ela afirmou que: “embora não tenha vivido esse momento, os meus pais falam sobre isso com muita emoção. Aqui, é só uma forma de homenagear as pessoas que lutaram pela liberdade e deram a vida por nós”.

Prato típico de Cabo Verde: cachupa

Assis Anderson aprovou a comida

Como uma maneira de conhecer um pouco mais sobre a cultura do país africano, os frequentadores do Restaurante Universitário da Unilab experimentaram a “cachupa”, prato típico de Cabo Verde. O estudante Assis Anderson Ribeiro da Silva aprovou a comida. “Na aparência se assemelha ao mungunzá, mas o gosto é como se fosse um creme de galinha ou um cozidão”, revelou o estudante. “Acho muito interessante essa proposta da Unilab de integrar os países também por meio da culinária. Antes, nós conhecemos a história e agora estamos experimentando a comida local”, acrescentou.

O filme motivou um debate sobre temas sociais

À tarde, a programação festiva teve continuidade com a exibição do filme “Rapazinho Intentado”, uma produção caboverdiana que aborda a gravidez na adolescência. O anfiteatro da Unilab ficou lotado. Após a exibição, foi promovido um debate em que os alunos da Unilab das diversas nacionalidades puderam trocar experiências sobre questões sociais. O momento foi propício para que os alunos compartilhassem como questões polêmicas, como o aborto e a gravidez precoce, são enfrentadas em seus países.

Os caboverdianos vão apresentar seus ritmos

O dia de festividades na Unilab será encerrado, à noite, ao som de ritmos e da dança de Cabo Verde. Os alunos prepararam uma apresentação que mistura diversos gêneros musicais que se espalham pelas ilhas africanas. Ailene Rosa explica que a coreografia  começa com a Morna. “É um ritmo mais lento, a letra fala da saudade da terra e da nossa cultura”, explica. A Coladeira, ritmo que junta casais numa dança de salão, será na sequência. O ritmo esquenta com o Batuque que é marcado pela performance principalmente das mulheres. “Esse ritmo começou como uma brincadeira em que as mulheres usavam um conjunto de panos no meio das pernas que ajudava a tirar uma percussão”, diz Ailene. O Funaná, estilo mais tradicional entre todos os ritmos caboverdianos, que é dançado aos pares, encerra a apresentação.