Poetas se encontram no Sarau Literário desta Quarta Cultural

Data de publicação  10/07/2012, 12:35

A Quarta Cultural desta semana apresenta o Sarau Literário, com a presença dos escritores Nina Rizzi e Raimundo Alves de Araújo e a participação especial do grupo de percussão do Movimento Arrastão. O encontro, que tem início às 19h, no Pátio do Bloco Administrativo da Unilab, é aberto para a comunidade. Na ocasião, a autora Nina Rizzi vai lançar o livro, Tambores pra N’Zinga.

Nina Rizzi é poetisa, historiadora e educadora. Moradora da cidade de Fortaleza, participa de saraus, festivais de arte, eventos literários e palestra sobre poesia, literatura, gênero e artes. Tem textos, contos e poemas publicados em diversas antologias, suplementos literários e nas revistas especializadas. Algumas das obras da escritora podem ser encontradas também no site: ninaarizzi.blogspot.com.

Tambores pra N’Zinga, de Nina Rizzi

O livro Tambores pra N’Zinga sugere várias correspondências entre linguagens, propondo experiências sensíveis por meio de intertextualidades com cenas e imagens pictóricas, artistas, historiadores, músicos e gêneros musicais, além de combinar temáticas em desenvolvimento às linguagens. O livro retrata também o universo feminino, homenageando a Rainha N’Zinga do Ndongo e de Matamba, do sudoeste da África.

Movimento Arrastão

O Sarau Literário vai ser embalado pelo Movimento Arrastão. De iniciativa dos jovens moradores da Comunidade do Luxou, da Praia do Futuro, em Fortaleza, o grupo realiza encontros frequentes com jovens e adolescentes interessados em aprender música a partir da percussão, desde a construção de instrumentos como abê, xequerê e alfaia até oficinas de música e dança com influência hip hop.

Capa do livro, Mistura Nordestina, de Raimundo Alves de Araújo

O encontro recebe ainda o escritor Raimundo Alves de Araújo, conhecido também como Dindim, que mora no município de Baturité. O autor costuma escrever poemas que falam sobre o cotidiano da vida na região nordestina como política, cultura e educação. Alguns de seus versos estão reunidos no livro Mistura Nordestina, que ele apresenta nesta quarta-feira (11). O escritor vai recitar também poemas inéditos.

Bonita Cidade (Raimundo Alves de Araújo)

Com cento e cinquenta anos,

esta bonita cidade,

onde a realidade

se vê aqui retratar.

Escritores, artesãos

e a Maria-Fumaça,

ao lado, Prédios históricos

que dá bem pra decrifrar.

Olho a linha do trem

onde o trem vive a passar,

áreas de preservação,

o bom clima do lugar,

bananeiras, cafezais,

o canto do sabiá,

o rouxinol no telhado

a insetos procurar

para o seu prato do dia,

alegremente a cantar.

A lua e as estrelas,

tenho tanto o que falar,

parabéns, Baturité,

por aniversariar.

Com cento e cinquenta anos,

meu abraço singular.

Baturité, em 06 de agosto de 2008.