Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab promove programação especial em comemoração à independência de São Tomé e Príncipe

Por
Data de publicação  10/07/2012, 17:30
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) comemora nesta quinta-feira, 12 de julho, a independência de São Tomé e Príncipe. Na programação especial, montada pelos próprios alunos são-tomenses, eles vão apresentar um pouco das manifestações culturais e do jeito de se viver no País. A atividade é coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação, através da Coordenação de Assuntos Estudantis, com apoio das demais pró-reitorias e gabinete do reitor. Atualmente, 12 estudantes de São Tomé e Príncipe estão matriculados na Unilab.

A programação terá início às 10 horas com o Hino Nacional de São Tomé e Príncipe. Na sequência, serão apresentadas imagens do país e prestada homenagem aos escritores Alda do Espirito Santo e Almada Negreiros, intelectuais de grande importância em São Tomé e Príncipe. Os alunos também vão apresentar trajes típicos, danças tradicionais e encenar a peça “Leve-Leve”, cujo nome remete a uma expressão muito usada no país que faz referência ao jeito calmo de se levar a vida em São Tomé e Príncipe.

 Veja a programação:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/07/PROG-SAO-TOME1.pdf”]

Independência

Em 1960, surge no País um grupo nacionalista opositor ao domínio português. Em 1972, o grupo dá origem ao Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), de orientação marxista. A luta contra a colonização resulta na independência em 12 de julho de 1975, após cerca de 500 anos de controle de Portugal. Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único sob a alçada do MLSTP. Dez anos após a independência (1985), inicia-se a abertura econômica do país. Em 1990, adota-se uma nova constituição, que institui o pluripartidarismo.

No ano seguinte, as eleições legislativas apresentam o Partido de Convergência Democrática – Grupo de Reflexão (PCD-GR) como grande vencedor, ao conquistar a maioria das cadeiras. A eleição para presidente contou com a participação de Miguel Trovoada, ex-primeiro-ministro do país que estava exilado desde 1978. Sem adversários, Trovoada foi eleito para o cargo. Em 1995, é instituído um governo local na ilha do Príncipe, com a participação de cinco membros. Nas eleições parlamentares de 1998, o MLSTP incorpora no seu nome PSD (Partido Social Democrata) e conquista a maioria no Parlamento, o que tornou possível ao partido indicar o primeiro-ministro.

Informações

Palácio Presidencial de São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe é um país insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes.

Categoria