VII Copene discute os desafios da luta antirracista do século XXI

Data de publicação  16/07/2012, 15:59

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sedia, de 16 a 20 de julho, a sétima edição do Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)(Copene), que tem como tema “Os desafios da luta antirracista do século XXI”. O evento reúne cerca de 1.000 participantes, entre pesquisadores nacionais e internacionais, acadêmicos e ouvintes.

O objetivo do congresso, realizado a cada dois anos, é promover discussões sobre os processos de produção e difusão de conhecimentos ligados às lutas históricas empreendidas pelas populações negras nas mais diversas esferas institucionais e áreas do conhecimento.

A programação conta com conferências, simpósios temáticos, mesas redondas, trabalhos de comunicações livres, pôsteres de iniciação científica, minicursos e oficinas, além das apresentações culturais. Entre as atrações do congresso estão conferencistas como Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP), Elika M’Bokolo, da República Democrática do Congo, a antropóloga e escritora Shirley Campbell Barr, da Costa Rica, e Epsy Campbell, do Centro de Mulheres Afro-Costarriquenses.

O presidente da comissão organizadora do VII Copene, professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, fala sobre o evento. “Esperamos que todos os envolvidos, além de assistir e participar de palestras, oficinas, conferências e atividades acadêmicas, também aproveitem para construir parcerias, possibilidades de intercâmbio acadêmico entre instituições e cooperação institucional entre as diferentes áreas de estudo representadas no evento”, afirma.

“O mais importante é que diferentes pesquisadores e pesquisadoras consigam construir um balanço da produção acadêmica até aqui e definir os desafios para os próximos anos”, acrescenta o coordenador.

A realização do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), além do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN, conta com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do Ministério da Educação, da Unesco e demais organizações governamentais e não governamentais.

Mais informações no site: www.abpn.org.br/copene ou através do telefone: (48) 3321-8525.