Reitor da Unilab lança projeto da RIPES durante Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Maputo

Data de publicação  23/07/2012, 09:54

Manuel Lapão (Dir. Cooperação da CPLP), Domingos Simões Pereira (Sec. Exec. CPLP), Michel Temer (vice-presidente d Brasil) e Paulo Speller (Reitor da Unilab)

Foi lançado neste 20 de julho, durante a IX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, o projeto apresentado pelo Brasil para a constituição de uma Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES). O lançamento contou com a presença do vice-presidente da República Federativa do Brasil, Michel Temer. Ele foi testemunha da assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), Paulo Speller, e o Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira. A cerimônia contou ainda com a participação do Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, Jorge Ferrão. O vice-presidente da República acentuou o fato da Unilab ter sido criada em 20 de julho de 2010, quando Michel Temer era presidente da Câmara dos Deputados.

Coordenado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira  (Unilab), o projeto da RIPES prevê a estruturação do trabalho desta Universidade Federal brasileira a partir de sólidas parcerias com as Universidades e centros de pesquisa dos oito países de língua portuguesa. As Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) serão convidadas a construir um Sitema de Mobilidade capaz de contribuir para a formação de estudantes africanos e timorenses no Brasil. A Unilab conta ainda com a parceria de diversas universidades públicas brasileiras de reconhecida atuação no campo acadêmico.

O Projeto será financiado pelo governo brasileiro e sua gestão será feita em parceria com o Secretariado Executivo da CPLP, em Lisboa. Com previsão de ser implementado em 3 anos, o Projeto prevê ainda a construção de uma estratégia de comunicação social e científica, o fortalecimento de Centros de Educação a Distância, a elaboração do Estado da Arte da Educação Superior na CPLP, além de uma estratégia de financiamento a longo prazo.