Unilab propõe convênio com Secult para realização de eventos culturais no Maciço de Baturité
O secretário da Cultura do Estado, professor Francisco Pinheiro, visitou a Unilab na tarde desta segunda-feira (30). Ele se reuniu com o reitor Paulo Speller; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Stela Meneghel; e o coordenador de Arte e Cultura, Fernando Leão. Em pauta, o encaminhamento de um convênio entre a universidade e a Secult para a realização de eventos e outras atividades da secretaria no Maciço de Baturité, por meio da Unilab.
A proposta da Unilab é dispor da estrutura e da equipe da instituição para receber eventos e atividades de formação, hoje realizados pela Secult somente em Fortaleza. O objetivo é descentralizar as ações culturais, permitindo que a população do Maciço de Baturité também seja contemplada com atividades de música, literatura, entre outras. Segundo Stela Meneguel, a universidade já se tornou esse espaço de convergência do cenário cultural da região e, por isso, está apta a se tornar parceira do Governo do Estado na promoção de novas atividades. “Um exemplo é a Quarta Cultural, quando toda semana apresentamos uma manifestação artística diferente em eventos abertos ao público não só de Redenção mas também de outros municípios do Maciço”, complementa Stela.
O secretário Francisco Pinheiro ficou entusiasmado com a proposta e afirmou que a Unilab já se tornou um espaço de interação com a Secretaria da Cultura. “A partir deste convênio, nós vamos apenas formalizar algo que já está em andamento. Poderemos realizar em Redenção e em outras cidades do Maciço, por meio da universidade, palestras, atividades musicais, cursos de formação e diversas outras ações em conjunto”, enfatizou Pinheiro.
A pró-reitora Stela Meneghel lembrou que a Unilab e a Secretaria da Cultura do Estado já são parceiras em várias situações, como por exemplo, no Colóquio Internacional da Língua Portuguesa na Internet (realizado em abril de 2012 em Guaramiranga); na doação de livros para a biblioteca da universidade e na próxima edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, marcada para novembro deste ano. A Unilab está intermediando a vinda de escritores dos países africanos de língua portuguesa.
O reitor Paulo Speller também destacou essa parceria de longa data entre a universidade e a Secretaria da Cultura. “Nós temos uma história com o professor Pinheiro. Desde quando ele era vice-governador e acompanhou a inauguração da Unilab, como um dos grandes entusiastas do projeto, e agora como secretário da Cultura. Ele já proferiu várias palestras aqui e nos dá a honra de ser um dos principais parceiros da universidade”, disse o reitor.
De posse da proposta de convênio, o secretário Francisco Pinheiro se comprometeu em analisar o documento e dar uma resposta em breve à reitoria da Unilab para formalizar a parceria.