Unilab participa de pesquisa do Ministério da Saúde sobre qualidade da Atenção Básica

Data de publicação  21/08/2012, 15:19

A Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é uma das instituições colaboradoras no Ceará da pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde para avaliar a Atenção Básica. O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), criado em 2011, tem como objetivo ampliar o acesso do cidadão aos serviços de saúde e melhorar o atendimento na atenção básica, garantindo um padrão nacional de qualidade por meio da avaliação de equipes de saúde.

Professora Emília Chaves e os avaliadores de qualidade Asafe Castro, Simone Sampaio e Francisca Sales

Durante a pesquisa, equipes de avaliadores de qualidade aplicam um questionário a gestores de unidades de saúde, profissionais e usuários do sistema. Cada equipe, que atua por região, é orientada por um supervisor. A Unilab colabora na pesquisa com a atuação da professora do curso de Enfermagem, Emília Chaves, que exerce a função de supervisora dentro da abrangência da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde de Maracanaú (3ª Cres), que inclui, além de Maracanaú, os municípios de Pacatuba, Maranguape, Palmácia, Guaiúba, Acarape, Barreira e Redenção.

Na tarde desta terça-feira (21), os avaliadores de qualidade Asafe Castro, Francisca Sales e Simone Sampaio estiveram na Unilab. Eles estão em Redenção para fazer a coleta dos dados da pesquisa. A professora Emília Chaves explica que após o preenchimento das respostas, os dados são exportados automaticamente para um banco de dados do Ministério da Saúde. Posteriormente, eles retornam para avaliação pelo supervisor responsável. “A previsão é que o resultado desta pesquisa seja divulgado após a eleição”, diz Emília.

Segundo dados do Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, no Ceará, serão avaliadas ao todo 920 equipes que se inscreveram no PMAQ. Em todo o País, serão avaliadas 17,5 mil equipes, o equivalente a 53,3% do total de equipes de saúde da família (32.809) que aderiram ao programa em 3.972 municípios brasileiros. Serão investidos R$ 800 milhões este ano para elevar os recursos às equipes integrantes do programa. O Ministério da Saúde vai investir R$ 7,2 bilhões, em 2012, para custear o trabalho das equipes de atenção básica em todo País.

Para a professora Emília Chaves, o convite feito à Unilab para participar da pesquisa de avaliação da Atenção Básica realizada pelo Ministério da Saúde é um reconhecimento de sua importância acadêmica. “É uma visão de que temos profissionais capacitados e de que temos credibilidade no meio acadêmico”, destaca.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o Portal da Saúde.