Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Foi dada a largada! Começa II Torneio Independência

Data de publicação  27/08/2012, 13:28
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Estudantes conhecem uniformes, troféus e medalhas da 2ª edição do Torneio Independência

Foi dada a largada para o II Torneio Independência da Unilab. O campeonato comemora as independências do Brasil e de Guiné Bissau, respectivamente nos dias 7 e 24 de setembro. O Torneio, que teve abertura na manhã desta segunda-feira (27), no Pátio Administrativo da Unilab, continua até o dia 21 de setembro, com jogos de vôlei e futsal. As primeiras competições iniciaram neste dia 27, às 12h. Ao todo se inscreveram 125 estudantes, formando três equipes de vôlei feminino, seis de vôlei masculino e nove times de futsal masculino.

Vice-reitora Maria Elias parabenizou aos estudantes

A mesa de abertura foi formada por representantes das pró-reitorias, professores e estudantes. A vice-reitora Maria Elias parabenizou a iniciativa e ressaltou a temática do torneio. “Precisamos conhecer o outro para respeitar e entender as diferenças. Nós aprendemos muito com as outras culturas e assim compreendemos a identidade de cada uma. E é nesse contexto que se consolida a independência dos países, que é uma grande conquista. Então, neste torneio eu estou torcendo para um cada dos times. Vocês são vencedores. Parabenizo a todos por antecipação”, declarou a vice-reitora.

Jorge Marinho

O coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NUCEL), Jorge Marinho, destacou o envolvimento dos estudantes nesta segunda edição. “Os estudantes estão mais interessados em participar dos jogos. As inscrições dobraram, de 63 para 125 alunos. Além disso, eles estão mais preparados fazendo treinos preparatórios para a competição. O mais importante é a integração e o companheirismo entre as equipes”, disse Jorge Marinho. O NUCEL está ligado à Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE)/Prograd.

João Domingos é um dos representantes do time Tubarões Azuis

O estudante João Domingos Tavares Semedo, de Cabo-Verde, faz parte da equipe de futsal Tubarões Azuis, que foi campeã na primeira edição do torneio. “Estamos treinando três vezes por semana. As equipes estão bem mais fortes e, estamos entrando na competição para vencer. Mas a gente sabe que o que vale é a integração e as amizades. Eu espero que os jogos tenham muito sucesso e que não aconteçam nenhum comportamento negativo”, falou o estudante.

Ailene é segunda vez que participa da competição

A cabo-verdiana Ailene Rosa está no time de vôlei Avassaladoras.com, formada por meninas de Cabo-Verde, Timor-Leste, São Tomé e Princípe e Brasil. “Quero que o torneio tenha muita confraternização e que possa unir todos os povos dessa universidade. Estamos treinando toda segunda, quarta e sexta”, afirmou a atleta. Ela aproveitou para deixar um recado para as equipes adversárias: “vamos com um espírito de competição e que vença a melhor”.

Timorenses compõem a equipe feminina de vôlei, Crocodilos

As timorenses Francisca Batista e Margareta Ducarmo estão na equipe de vôlei Crocodilos. As duas estão com o mesmo sentimento. “Estamos preparadas para jogar e ganhar”, ressaltou Margareta, que joga vôlei desde quando morava em Timor. Francisca falou sobre as expectativas em relação ao torneio: “Quero jogar para fazer amizades com colegas brasileiros e africanos”.

Enzo é calouro do curso de Ciências Humanas e participa da competição

As aulas do curso do Bacharelado em Ciências Humanas, no qual Enzo Nogueira está matriculado, ainda nem começaram, mas ele já está participando do torneio da Unilab. “Estou bem ansioso e preparado para jogar. Quero fazer novas amizades durante o campeonato”, enfatizou.

Estudantes desfilam com materiais do torneio

Após a mesa, os estudantes desfilaram apresentando os uniformes, medalhas e troféus  que serão entregues no torneio. O reitor Paulo Speller e a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, não participaram da abertura do Torneio Independência porque estão, em Brasília, para participar de uma reunião com as instituições federais criadas recentemente no Brasil.

 

A disputa já começou

A disputa no futsal começou nesta segunda-feira (27)

Torcida faz a animação na arquibancada

No primeiro dia de disputas do II Torneio Independência, as arquibancadas do Ginásio Tarcísio Bonfim, que fica atrás do prédio da Unilab, ficaram bem animadas. Os times de futsal contavam com a animação das torcidas a cada lance em cima do adversário e, claro, a cada gol. Durante a disputa, também serão realizados jogos no Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro, no centro de Redenção.

Ítalo Pinheiro destaca a integração entre os estudantes

O estudante do curso de Agronomia da Unilab, Ítalo Pinheiro, começou o II Torneio Independência com o pé direito. Ele é jogador do time Tabalhara F.C que, no primeiro jogo de futsal do campeonato, ganhou de cinco a zero em cima do Fraternity F.C. “Esse resultado veio porque estamos empenhados e concentrados”, diz. Ele, que participou também da primeira edição do Torneio Independência, destaca que a iniciativa tem ajudado muito na integração entre os alunos brasileiros e os estrangeiros. “Antes dos jogos mal havia diálogo entre a gente, os africanos e os timorenses. Agora não, a gente conversa, já se conhece, interage”, elogia.

Bayonco H. C. Gomes é de Guiné Bissau

Bayonco H.C. Gomes, aluno do curso de Engenharia de Energias, participa do II Torneio da Independência como torcedor. Na tarde desta segunda-feira, na arquibancada do Ginásio Tarcísio Bonfim, ele vibrava com os dribles dos jogadores do time Tubarões Azuis em cima dos Boleiros F.C. “Esse time joga como o Barcelona. Tem jogador aí que parece o (Lionel) Messi”, ri. Natural de Guiné Bissau, Bayonco se diz feliz em poder comemorar a independência de seu país no Brasil. “Eu me sinto como se tivesse no meu país. Vivo esse momento da independência de Guiné na pele aqui como se todos nós fossêmos praticamente do mesmo país”, diz.

Paulina Soares vai jogar vôlei no Torneio

Quem também está muito feliz em participar do II Torneio da Independência é a timorense Paulina Soares de Jesus. Ela é veterana na disputa. Na primeira edição do Campeonato, ela fazia parte do time Integração, vencedor da disputa. Nesta edição, ela joga no time Avassaladoras.com e se diz ansiosa com a proximidade do primeiro confronto, marcado para o meio-dia desta terça-feira (28) contra o time Crocodilos. “Estou muito feliz por jogar vôlei aqui no Brasil. Eu já jogava no Timor Leste”, diz. Além de um bom desempenho, Paulina espera continuar a integração com seus colegas de universidade. “Já fizemos muitos amigos aqui”, revela.

As outras etapas

Os jogos da primeira do futsal fase ocorrem até sexta-feira (31)

A Fase de Grupos no futsal, que teve início nesta segunda-feira (27), segue até sexta-feira (31). Os vencedores passam para a Fase Eliminatória. As Quartas de Final serão realizadas nos dias 03 e 10 de setembro. A Semifinal está marcada para o dia 14 de setembro e a Final para o dia 21, ao meio-dia, no Ginásio Tarcísio Bonfim.


Na disputa do vôlei masculino e feminino, os jogos ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir de 28 de agosto até 13 de setembro. A Semifinal do vôlei masculino será na terça-feira, 18 de setembro. As Finais do vôlei masculino e feminino estão agendadas para quinta-feira, dia 20. Todos os jogos de vôlei serão no Ginásio Tarcísio Bonfim.

Tabela dos jogos de vôlei

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/08/TABELAS-VOLEI.pdf”]

Tabela dos jogos de futsal

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/08/TABELAS-FUTSAL.pdf”]

Mais imagens na Página Oficial da Unilab no Facebook.

Categoria