Iniciativas da Unilab são aprovadas em programa de extensão do MEC

Data de publicação  30/08/2012, 12:19

O Ministério da Educação, por meio do Programa de Extensão Universitária (Proext 2013), aprovou seis projetos da Unilab, sendo dois classificados com aporte de recursos e quatro classificados sem o aporte de recursos. Os projetos aprovados com auxílio financeiro serão iniciados a partir de janeiro de 2013 e atenderão moradores da região do Maciço de Baturité.

As duas iniciativas aprovadas com recursos são: “Por uma vida melhor: educação financeira sem fronteiras”, programa proposto pela coordenadora de Extensão da Unilab, Sâmia Maluf, e “Saúde cardiovascular de crianças e adolescentes: formação de grupos de educação em saúde em escolas do município de Redenção”, projeto sugerido pela coordenadora do curso de Enfermagem, Emília Soares. Neste último, serão desenvolvidas ações educativas de prevenção em duas escolas do município de Redenção, atingindo cerca de 60 crianças e adolescentes. Com recursos estimados em R$ 47.800,00, o projeto tem duração de 01 ano de atividades.

O programa “Por uma vida melhor: educação financeira sem fronteiras” vai diagnosticar o grau de endividamento da classe D e E dos municípios que fazem parte da região do Maciço de Baturité e capacitar cerca de dois mil moradores na área de educação financeira, durante os quatro anos de execução do programa. Serão ofertadas 12 bolsas para estudantes da Graduação da Unilab. O programa vai receber R$143.800,00.

Coordenadora de Extensão, Sâmia Maluf

De maneira geral, a coordenadora de Extensão, Sâmia Maluf, parabenizou a aprovação dos projetos na Unilab em um edital de concorrência nacional. “Esse resultado é a consolidação das atividades de extensão seja por meio da participação dos estudantes bolsistas seja por causa da geração de publicações que podem surgir a partir dos trabalhos desenvolvidos. São beneficiados a comunidade, o ensino e a pesquisa da universidade”, explicou a coordenadora.

Projetos aprovados sem o aporte de recursos:

– Perspectivas de emancipação do Programa Bolsa- família em regiões de extrema pobreza no Nordeste do Brasil. Coordenador: Áurio Lúcio Leocácio da Silva.

– Construindo a laicidade do Estado, garantindo a liberdade religiosa. Coordenadora: Maria Vilma Coelho Moreira Faria.

– Inclusão Digital no Maciço de Baturité. Coordenador: John Herbert da Silva Felix.

– Olhares Cruzados. Coordenadora: Maria Aparecida da Silva.

Mais informações no site do MEC – ProExt.