Independência do Brasil é comemorada nesta quarta-feira na Unilab

Data de publicação  05/09/2012, 14:41

Comemoração ocorreu neste dia 05, no anfiteatro

A Unilab comemorou, nesta quarta-feira (05), o Dia da Independência do Brasil, celebrado no dia 07 de setembro. Para marcar a data, os estudantes da Unilab promoveram atividades de integração, com o objetivo de apresentar aos alunos estrangeiros a história e a cultura brasileira.

Vice-reitora Maria Elias durante a cerimônia

No período da manhã, foi realizada uma mesa de abertura com a presença da vice-reitora Maria Elias, de pró-reitores, de coordenadores e de professores, além da presença do presidente do Conselho Directivo do Departamento das Ciências Sociais da Universidade de Cabo-Verde (UNICV), Manuel Semedo. A vice-reitora Maria Elias enfatizou a importância de comemorar a independência do Brasil. “Essa conquista se manifesta em muitos sentidos e aspectos da soberania do país. Temos que buscar uma independência de pensamento, de autonomia e promover decisões positivas para o nosso país. Vamos aprender uns com os outros e mostrar a nossa cultura para integrar melhor. Espero que a integração se faça de todas as formas”, explicou a vice-reitora.

Presidente do Conselho Directivo do Departamento das Ciências Sociais da Universidade de Cabo-Verde (UNICV), Manuel Semedo

Na ocasião, o representante da UNICV, Manuel Semedo, agradeceu o convite para participar do evento e comentou as percepções sobre a sua primeira visita à Unilab. “Aqui, a gente encontra duas características principais: a afabilidade, em que a forma de tratamento que há entre as pessoas facilita a integração, e a generosidade em aceitar e se disponibilizar ao outro”, ressaltou. Assim como a Unilab, a Universidade de Cabo-Verde também é recente, com cinco anos de existência. “Essa é a primeira universidade do país. Quando foi criada a UNICV, nós não tínhamos modelos de outras instituições. Essa foi a nossa segunda independência”, considerou.

Professor Ramon Souza Capelle de Andrade

Na segunda parte da manhã, o professor da área de Humanidades e Letras da Unilab, Ramon Souza Capelle de Andrade, ministrou a palestra sobre a identidade nacional brasileira, a partir da reflexão do sociólogo francês Michel Debrun. “Ser brasileiro é muito mais do que pertencer ao mesmo espaço geográfico ou ter um documento de registro do Brasil. Ser brasileiro tem a ver com a identificação dos valores que nos unificam enquanto nação”, disse. Ele defendeu o papel desempenhado pela educação para a construção da identidade. “A educação possui uma função primordial para promover uma sociedade mais justa e igual, no sentido de estabelecer uma identidade nacional e diferente no sentido do respeito mútuo e valorização recíproca das diferenças culturais espalhadas pelo Brasil”, revelou.

Leandro Araújo de Brito

Leandro Araújo de Brito, 24 anos, vai iniciar o curso de Engenharia de Energias na Unilab e participou das comemorações. “Um momento como esse é importante para relembrar e entender o nosso passado e tentar fazer com que o nosso presente e futuro sejam mais proveitosos”, comentou o estudante.

Danielly Medeiros Olimpio

Danielly Medeiros Olimpio, 27 anos, vai apresentar as danças típicas coco e axé, durante a programação desta quarta-feira. “Essa é a primeira vez que eu vejo uma comemoração do Dia da Independência do Brasil em um espaço em Redenção, porque só acontecem os desfiles das escolas, mas muitas vezes as pessoas não sabem o motivo de estar fazendo aquilo. Hoje, está sendo importante para lembrar e reviver essa data histórica para o país, além de mostrar para outras pessoas a nossa cultura e o nosso Brasil”, disse.

Eliene Campelo

A estudante e coordenadora da Coordenação Integração Estudantil Cultura e Eventos do Diretório Acadêmico do curso de Agronomia, Eliene Campelo, 23 anos, falou sobre o evento. “Somos patriotas, então queremos mostrar para os nossos irmãos estrangeiros a nossa pátria. A nossa cultura é muito forte”, falou.

À tarde, a programação, batizada de Giro Cultural, foi organizada pelos estudantes. Eles apresentaram vídeos com informações sobre as regiões brasileiras e aspectos culturais de cada uma delas. A Região Nordeste ganhou um destaque maior. Eles apresentaram alguns ritmos brasileiros como coco, forró, axé e swingueira. O momento foi de total descontração e animação entre os estudantes.

Os alunos apresentaram como se dança a swingueira

O ritmo baiano, o axé, também foi apresentado

O ritmo nordestino, o forró, empolgou os alunos

A dança do coco

Os timorenses Silvano Menezes e Ricardo Maria da Cruz

Os timorenses Silvano Menezes e Ricardo Maria da Cruz ficaram animados com as apresentações. Para Silvano, a festa foi uma oportunidade de conhecer melhor a cultura do país que os abrigou. “Temos muitas diferenças, timorenses e brasileiros, é é bom aprender um pouco mais da cultura de vocês”, avalia. Ricardo diz que para os estrangeiros, o Brasil é uma descoberta constante. “Chegamos aqui e ainda conhecemos pouco a cultura de vocês. Então, momentos como esses são importantes para a nossa união”, diz.

Anderson e Angeline: o amor pelo Brasil estampado no peito

Os amigos Assis Anderson Silva e Angeline Lima fizeram questão de estampar o amor pelo Brasil no peito com camisas com as cores da nação. Para Anderson, uma programação festiva em alusão à Independência do Brasil, com a organizada pelos alunos da Unilab, é inovadora. “Aqui na cidade de Redenção, só temos o desfile de 7 de setembro. Estamos acostumados a ver aqui na Unilab a festa que os africanos fazem no dia da independência de seus países. É bom mostrar também um pouco da nossa cultura para eles”, diz. Angeline avalia que a iniciativa reforça a integração entre os alunos. “Todos participam com alegria e se unem nessa festa”, avalia.

O grupo Tambores de Guaramiranga animou o início da noite no Campus da Liberdade em Redenção.