Programação especial comemora independência de Guiné na Unilab

Data de publicação  20/09/2012, 10:30

Entre os dias 24 e 26 de setembro, a Unilab promoverá programação especial para comemorar a independência de Guiné-Bissau, país localizado na costa ocidental da África, formado por território continental e por cerca de oitenta ilhas. As atividades acontecerão a partir das 12h, no Anfiteatro da Unilab. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar.

Na segunda-feira (24), a abertura da programação contará com a presença do reitorado, que irá saudar os representantes guineenses que estudam na Unilab. Para celebrar a independência em ritmo de festa, os estudantes apresentarão músicas, danças, poemas e livros de Guiné. Neste dia, haverá também a premiação dos vencedores do II Torneio Independência Brasil e Guiné-Bissau. As finais do campeonato acontecem nestes dias 20 e 21 de setembro.

A programação seguirá no dia 25 com a palestra “Juventude guineense / africana face à situação política”, ministrada pelos professores Mario Biaguê e Luiz Tomás. A comemoração continuará com apresentações culturais e artísticas típicas de Guiné. Já no dia 26, o professor Remy Lavigne mediará o debate “Choques entre culturas na Unilab”.

Estudante de Guiné, Bayoco Huduca Caetano Gomes

O estudante guineense Bayoco Huduca Caetano Gomes, 22 anos, que chegou a Redenção em julho deste ano, cursa Engenharia de Energias. Ele comenta que a celebração da independência em Guiné acontece tanto dentro das casas dos moradores como nas ruas das cidades. Sobre a comemoração da data na Unilab, ele diz: “É interessante mostrar o nosso país para outras pessoas porque muitos pensam que a África é um país, mas o continente africano é formado por 53 países. Guiné tem 16 diferentes etnias. As pessoas precisam conhecer a nossa luta e a nossa história”.

As atividades alusivas à independência da Guiné-Bissau estão sendo realizadas em uma ação integrada da Pró-reitoria de Graduação, por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis, da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós- graduação e Extensão, através da Coordenação de Arte e Cultura, e da representação estudantil.

Independência de Guiné-Bissau

O país foi uma colônia de Portugal desde o século XV até proclamar unilateralmente a sua independência, em 24 de Setembro de 1973, reconhecida internacionalmente – mas não pelo colonizador. Tal reconhecimento por parte de Portugal só veio em 10 de Setembro de 1974. Atualmente, Guiné faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das Nações Unidas, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da União Africana.