Tubarões Azuis vencem final do Futsal e conquistam o Bicampeonato do Torneio Independência

Data de publicação  21/09/2012, 15:41

Tubarões Azuis e Djurtus F.C se enfrentaram na Final do Fustal

O time Tubarões Azuis venceu a Final do Futsal contra o Djurtus F.C, na tarde desta sexta-feira (21) e conquistou o Bicampeonato do Torneio Independência da Unilab. O placar foi folgado: seis a zero em cima do adversário. O Tubarões Azuis ainda assegurou, pela segunda vez, o prêmio de melhor artilheiro com a performance de Carlos Manuel Ribeiro Santos, de Cabo Verde; e de goleiro menos vazado com Smaiellô Flores Santos. Os prêmios aos campeões no Futsal Masculino e no Vôlei Feminino e Masculino será na próxima segunda-feira (24) durante a festa de comemoração da Independência de Guiné Bissau, no anfiteatro do Campus da Liberdade.

Comemoração após a vitória

O II Torneio Independência da Unilab, que teve início no dia 27 de agosto, foi organizado em comemoração às independências do Brasil e de Guiné Bissau, respectivamente nos dias 7 e 24 de setembro. A competição é uma ação da Pró-Reitoria da Graduação, através da Coordenação de Assuntos Estudantis (Prograd-CAE). A competição teve a participação de 122 estudantes que formaram três equipes de vôlei feminino, seis de vôlei masculino e nove times de futsal masculino.

Nildon Silva torcia pelos amigos do Grupo Atletas de Cristo

Apesar do placar final folgado para o Tubarões Azuis, o jogo contra o time Djurtus F.C foi muito disputado e tenso. A torcida tentava a todo custo incentivar seus times e dava instruções da própria arquibancada. Nildon Silva torcia e orientava alguns jogadores do Tubarões Azuis, amigos do Grupo Atletas de Cristo, movimento que reúne em todo o Brasil praticantes de esporte cristãos. Ele coordena o grupo em Redenção. Segundo ele, todas as segundas-feiras, o grupo se reúne para orar, ler a Bília e depois “bater um racha”. “Acho que esse Torneio na universidade é muito importante para os africanos porque eles se integram melhor com os brasileiros. Aqui eles quebram qualquer preconceito racial, religioso, ou qualquer outro”, diz.

Glaubson quer jogar vôlei no III Torneio Independência

O aluno do Curso de Administração Pública, José Glaubson de Oliveira Justino, também acompanhava atentamente a partida, mas não gostava do que via. “Os jogadores estão muitos nervosos e errando muito os passes”, diz. Apesar de ter ficado apenas na arquibancada no II Torneio Independência, ele já faz planos de participar da próxima edição da competição jogando vôlei. O  III Torneio Independência da Unilab vai ocorrer em novembro, em comemoração à independência de Angola. “Essa iniciativa de organizar esse torneio foi muito interessante porque ajuda os alunos a sair um pouco da rotina”, diz.

O artilheiro da competição, Carlos Santos, e o companheiro de time, Leandro Araújo

O artilheiro das duas edições do Torneio Independência Carlos Manuel Ribeiro Santos, aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, fez um gol na final e comemorava, além do resultado, os novos amigos formados após o início dos torneios. “Quero dedicar essa nossa vitória aos meus amigos de Cabo Verde e a todos os outros, ao vice-campeão também. Todos nós somos amigos aqui”, diz.

Leandro Araújo de Brito, aluno do Curso de Engenharia de Energias, e morador de São Benedito, também fez um gol na partida pelo Tubarões Azuis. Ele destaca que a competição conseguiu um dos seus objetivo que foi o de integrar os alunos, principalmente os estrangeiros. “Não é só o título que nós vamos levar, nós vamos levar principalmente as amizades que fizemos aqui”, diz. Ele sugere que a formação dos times para o III Torneio seja feita a partir de sorteio. “É uma forma de nós termos ainda mais interação”, avalia.

Equipe do CAE/Nucel: José Veríssimo, Roberta Soares Nobre e Jorge Marinho

O coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (Nucel), Jorge Marinho, destaca que o II Torneio Independência da Unilab teve uma maior participação dos alunos que na primeira edição, realizada em julho. “Antes, haviam sido 77 alunos. Nesta edição, foram inscritos 122 estudantes. Isso mostra o interesse dos alunos pela prática do esporte”, diz. Jorge diz que o próximo passo será a formação de esquipes de vôlei, futsal e futebol de campo para competir nos Jogos Cearenses Universitários. “Temos condição para isso. Esse torneio teve muito mais qualidade técnica”, diz.

Coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, reforçou uma das propostas do Torneio Independência que é a de incentivar o protagonismo estudantil. “Os alunos participaram de todas as etapas, desde o planejamento dos torneios, até a definição de regras e a execução”, diz. Ele diz que o Torneio Independência já se consolidou e faz parte do calendário universitário da Unilab.

Na próxima segunda-feira (24), durante a comemoração da independência de Guiné Bissau, os campeões das modalidades de futsal e vôlei do II Torneio Independência receberão trofeu e medalha. O melhor artilheiro e o goleiro menos vazado também serão premiados com trofeus.