Religiosidade afro-brasileira é tema de palestra nesta quinta-feira (11)

Data de publicação  09/10/2012, 14:41

Na próxima quinta-feira (11), às 18h, no Auditório do Bloco Administrativo da Unilab, o professor do Mestrado em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dr. Robson Rogério Cruz, vai apresentar a palestra “Religiosidade afro-brasileira: gênero e saúde nos ritos do Candomblé”. A atividade é promovida em parceria entre o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BHU) e a Coordenação de Ensino de Graduação (CEG). A presença contará como crédito de duas horas para compor o rol de Atividades Complementares Extracurriculares exigidas para a formação dos alunos.

O professor da Área de Ciências Humanas e Letras da UNILAB, Américo Souza, proponente da atividade, explica que a palestra deve fomentar entre os alunos reflexão inicial sobre a cultura lusófona compartilhada entre Brasil, Portugal e África. Segundo ele, embora tenha sido pensada para os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BHU), a atividade é aberta para todos os demais estudantes.

Perfil do palestrante

Professor Dr. Robson Cruz

Robson Rogério Cruz possui graduação em Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991), graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Foi aluno do Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (Reino Unido) através do Programa de Doutorado com Estágio no Exterior (PDEE), da CAPES em 2005/2006.

Atualmente, é professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. Organizou, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o IX Congresso Mundial de Tradição e Cultura Iorubá, através do PROAFRO/UERJ em parceria com a rede Orisha World. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras, antropologia do consumo, cidades e mercados, relações raciais e homossexualidade.