Horta da Unilab é espaço de ensino e prática de pesquisa

Data de publicação  10/10/2012, 11:58

Horta está localizada na área externa do Bloco Didático

Hoje é dia de colheita na horta da Unilab. Após 37 dias de plantio, o coentro já está pronto para ser consumido. Mas antes disso, os bolsistas Valdécio Rodrigues e José Danísio Silva Vieira, estudantes do curso de Agronomia, precisam fazer a avaliação da altura, do cumprimento da parte aérea e da raiz, do diâmetro do caule, dentre outros aspectos. Todos esses dados são documentos e servem para pesquisas desenvolvidas pelos próprios alunos, com orientação dos professores.

Coentro, cebolinha, tomate e pimentão são alguns dos alimentos plantados

O projeto “Estudo do potencial produtivo de espécies hortícolas em dois microclimas (sertão e serra) do Maciço de Baturité”, coordenado pelo professor Luiz Antônio da Silva, é desenvolvido pelos estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para a análise dos dados, há experimentos de plantio de coentro, cebolinha e cenoura, além do cultivo de tomate e pimentão para aproveitamento da área. Ao todo, são 12 canteiros irrigados com sistema de baixa pressão. Os experimentos com plantação de cenoura também serão realizados na Fazenda Experimental da Unilab, localizado em Piroás, no distrito de Barra Nova.

Professora Albanise Barbosa

Segundo a professora e vice-coordenadora do projeto, Albanise Barbosa, atualmente, os estudantes estão observando os resultados da colheita a partir dos diferentes espaçamentos entre os plantios. “São os alunos que cuidam de tudo. Eles vêm aqui toda manhã para irrigar, capinar e cuidar das plantas e do solo. Aqui, os estudantes têm a responsabilidade sobre o experimento, relacionando a teoria e a prática”. Para manutenção do lugar, os bolsistas contam com equipamentos próprios para o trabalho, como carro de mão, microaspersor, adubo orgânico, minhocário, dentre outros.

Valdécio Rodrigues é bolsista Pibic do projeto

A equipe de estudantes explica na ponta da língua o que já aprendeu desde setembro do ano passado, quando começou o cultivo na horta. “Aqui é um livro que traz muitos conhecimentos. Por exemplo, a gente passa a conhecer a temperatura, a umidade do ar, as plantas mais ou menos resistentes. Na horta, a gente faz tanto o plantio direto do coentro como o transplantio de outros alimentos, como o tomate e o pimentão”, revela o estudante santomense Valdécio.

Danísio acompanha o projeto desde setembro do ano passado

Danísio fala sobre as vantagens em participar de um projeto de pesquisa. “É muito bom para a nossa formação profissional e vai contar muito para o nosso currículo. Mas também é um desafio porque no início a gente não sabia quase nada, porque a gente estava no segundo trimestre. Quando a gente tiver no final do curso, nas disciplinas que utilizam esse sistema, a gente já vai estar com conhecimento bem avançado”, diz o voluntário que está hoje no quarto trimestre do curso.

Bolsistas avaliam os produtos colhidos

Valdécio destaca ainda a importância da educação ambiental que eles estão adquirindo no decorrer do projeto. “Todos os produtos que nós utilizamos são orgânicos, não há produtos químicos. A gente também faz a compostagem e possui um minhocário para servir de adubo”, comenta. Ao falar sobre a ampliação da horta, o aluno aproveita para fazer o convite aos demais estudantes de diferentes áreas da Unilab. “Quero que a horta cresça, mas para isso é preciso da participação dos alunos de todos os cursos, não só da Agronomia. Espero que o projeto não fique só por aqui, mas que seja de conhecimento de todos”, complementa.