Reitor conversa com comunidade acadêmica sobre Estatuto da Unilab e I3C

Data de publicação  11/10/2012, 13:45

Encontro aconteceu nesta quinta, no anfiteatro da Unilab

Na manhã desta quinta-feira (11), o reitor se reuniu com a comunidade acadêmica para discutir as pautas: Minuta do Estatuto da Unilab e o Instituto de Cultura, Comunicação e Cooperação (I3C). A reunião foi aberta para a participação de estudantes, técnico-administrativos e professores da universidade, com a mediação da coordenadora de Planejamento, Fernanda Linard, que representa os TA’s na Comissão de Elaboração do Estatuto.

Reitor Paulo Speller

Na primeira parte da conversa, o reitor Paulo Speller falou sobre as questões referentes ao Estatuto da Unilab, destacando o momento oportuno para a elaboração coletiva e democrática do documento. “É a partir do Estatuto que definimos os mecanismos de tomada de decisão, a estrutura e diretrizes da universidade. Estamos começando do zero, com base em experiências de outras universidades e de instituições fora país. Nós temos autonomia para desenvolver o nosso próprio Estatuto”, afirmou o reitor.

Comunidade acadêmica se reúne para discutir o Estatuto da Unilab e o I3C

Ele comentou também sobre o I3C, órgão da Unilab que está previsto no Estatuto. O reitor esclareceu dúvidas e ouviu reflexões a respeito do instituto. “O I3C permeia toda a estrutura da Unilab, estando presente tanto nas ações da área administrativa como acadêmica. Não é uma unidade acadêmica propriamente dita, mas uma estrutura pensante que atravessa toda a universidade. O nosso desafio é romper com as áreas do conhecimento de como a instituição está definida”, explicou.

Vice-reitora Maria Elias

A vice-reitora Maria Elias também deu as suas contribuições. “A partir do instituto, queremos fomentar ainda mais a integração, levando em consideração que sempre recebemos estudantes e professores de países de língua portuguesa. As ações devem ter interface com todas as pró-reitorias da universidade”, ressaltou.

Estudante da Unilab, Pedro Lucas Saraiva

Sobre o debate do Estatuto, o estudante do primeiro trimestre do curso de Engenharia de Energias, Pedro Lucas Saraiva disse: “Achei muito bacana porque foi um encontro aberto para todo mundo opinar no Estatuto e alterar o texto de forma que atenda as necessidades dos segmentos da universidade”.

Professora Socorro Rufino

A professora do curso de Agronomia, Socorro Rufino, destacou a importância desse debate para a instituição. “É fundamental discutir a universidade com a participação de todos. Além disso, incluir nesse debate o I3C é muito importante. Temos um grande desafio pela frente, mas também muito positivo já que iremos avançar nessa construção participativa”, observou.

Coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, fez a avaliação da reunião. “Esse encontro exprime o espírito da Unilab em abrir o espaço para o debate de temas relevantes para a comunidade acadêmica, estando de acordo com a legislação”, esclareceu.