Projeto do Campus das Auroras é discutido em Seminário

Data de publicação  18/10/2012, 14:06

No Seminário foi discutido o Plano Diretor da Unilab

O I Seminário de Planejamento, promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Unilab, teve continuidade nesta quinta-feira (18) pela manhã, com a apresentação das empresas Urbi, Espaço Plano e Luciano Ramos Arquitetura, responsáveis pelo processo de elaboração do Plano Diretor do Campus das Auroras.

Airton Ibiapina Montenegro Júnior, da empresa Urbi

A primeira participação foi da empresa Urbi, representada por Airton Ibiapina Montenegro Júnior, que falou, de forma geral, os princípios, os objetivos e a topografia, mostrando, por meio de elementos gráficos, a ocupação do terreno; o fluxo do tráfego de pedestres, ciclistas, automóveis e ônibus; as vias de acessibilidade para pessoas com deficiência; as áreas de expansão do Campus, dentre outros. “A primeira fase compreende uma área total de 41.945 m², atendendo 1.200 alunos. Na segunda fase, atenderemos 3.800 estudantes, em uma área total de 150 m². Estamos criando um espaço que tenha harmonia entre os diversos serviços que serão oferecidos, com o máximo de sustentabilidade, menor custo de implantação e manutenção, além do menor impacto ambiental”, destacou.

Urbanista e arquiteto, Eduardo Araújo

A empresa Espaço Plano, responsável pela infraestrutura, urbanismo e paisagismo do projeto, estava representada pelo arquiteto e urbanista, Eduardo Araújo. Ele explicou o que vem sendo planejado nestas áreas para o Campus das Auroras. “Está sendo um trabalho desafiante, porque o terreno é muito acidentado e está localizado ao pé da serra, mas estamos criando um ambiente que seja confortável para todos os usuários. A nossa prioridade são os pedestres, então, vamos incentivar que as pessoas caminhem ou andem de bicicleta, por meio de ciclovias, vias arborizadas e iluminação qualificada”, disse Eduardo.

Arquiteto e urbanista, Luciano Ramos

Luciano Ramos, sócio e proprietário da empresa Luciano Ramos Arquitetura, falou sobre as edificações que serão construídas no local, como as unidades acadêmicas, as residências universitárias para alunos e professores, o restaurante universitário com centro de convivência e a biblioteca. “Está sendo uma experiência bastante positiva fazer parte desse trabalho, já que o projeto nasce dentro de uma discussão, de forma planejada e conceituada”, afirmou o representante da empresa, que também foi responsável em reformar e adaptar a atual sede da Unilab, no Campus da Liberdade.

Tarde

A programação do I Seminário de Planejamento da Unilab teve continuidade no período da tarde com a discussão em grupos de trabalho sobre o Plano Diretor. Foram formados dois GTs. Um dos grupos de participantes discutiu os conceitos gerais do Plano Diretor; e normas para infraestrutura, acessibilidade, mobilidade, ocupação, urbanismo e paisagismo. O segundo GT debateu conceitos para espaços construídos e edificações.

A coordenadora de Planejamento Fernanda Linard coordenou os trabalhos do primeiro grupo. Com a orientação e assessoramento de Airton Ibiapina (Urbi), Eduardo Araújo (Espaço Plano) e a arquiteta paisagista Nicea Bormann (subcontratada pela Espaço Plano para desenvolver o projeto de paisagismo e urbanismo no Campus das Auroras), foram surgindo sugestões de ações de infraestrutura na implantação da segunda etapa da obra do Campus das Auroras.

O grupo de trabalho que discutiu os conceitos do Plano Diretor e infraestrutura

O coordenador de tecnologia da Informação da Unilab, Ladislav Trupl, destacou a necessidade de arborização da área – com árvores de grande porte – no entorno dos blocos acadêmicos para  a amenização da temperatura. O consultor do Núcleo de Esporte e Lazer (NUCEL), Jorge Marinho, solicitou que no espaço destinado a uma pequena quadra de esporte na primeira etapa do Campus das Auroras seja construído um campo de areia. “Uma quadra sem coberta é inviável por causa do calor. Num campo de areia de praia, se molharmos a quadra e removermos a areia, esfriamos essa areia e é possível se jogar por pelo menos uma hora”, argumentou. Jorge ainda destacou a necessidade da construção de uma área de esporte e lazer de maior extensão. Os técnicos explicaram que a construção do espaço no Campus das Auroras depende da aquisição de um novo terreno.

O segundo GT debateu conceitos para espaços construídos e edificações

O segundo grupo de debate, coordenado pelo pró-reitor Fernando Afonso, Luciano Ramos, da empresa Luciano Ramos Arquitetura, esclareceu algumas dúvidas sobre a obra física do Campus das Auroras. Na conclusão da primeira etapa do I Seminário de Planejamento da Unilab, Fernando Afonso destacou a importância do evento ao dar visibilidade ao Plano Diretor da Unilab. “Esse seminário foi uma oportunidade da comunidade participar das definições dos rumos para o planejamento e ocupação do espaço físico da Unilab”, afirma. Ele destacou que foram feitas poucas alterações ao texto do Plano Diretor proposto pela Proplan. “Isso prova que estamos no rumo certo”, acredita.

As propostas de alteração do Plano Diretor apresentadas durante o I Seminário de Planejamento serão analisadas pelo corpo técnico da Proplan conjuntamente com as empresas que realizaram o estudo. A versão final do Plano Diretor será apresentada no dia 19 de novembro, às 9 horas, durante a realização da segunda etapa do I Seminário de Planejamento, no Campus da Liberdade. No dia 20 de novembro, às 16 horas, será inaugurado o Campus dos Palmares.