Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Coordenações de Áreas apresentam propostas de expansão da Graduação

Data de publicação  25/10/2012, 18:06
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Seminário discute expansão do ensino de graduação

O 1º Seminário de Expansão do Ensino de Graduação da Unilab começou na manhã desta quinta-feira (25), no Anfiteatro, com o objetivo de discutir com a comunidade acadêmica temas referentes à graduação da universidade, como a oferta de cursos em 2013 e a expansão do ensino para novas áreas de formação.

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire

O evento foi aberto pela pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, que abordou a importância do planejamento e da discussão das demandas e possibilidades para a criação dos novos cursos. “Já temos indicadores para a elaboração de cursos em diferentes áreas, expandindo Licenciaturas e Bacharelados já em 2013, além das ofertas no horário noturno. Mas para criar um novo curso, é preciso pensar em vários vetores, como as demandas da região do Maciço de Baturité e dos países da CPLP, a estrutura física e a interface com a pesquisa e a pós-graduação”, disse. Sobre o encontro, ela comentou: “esse Seminário possibilita o planejamento do ensino de graduação até 2015. É um momento para todos da Unilab conhecerem o que está sendo planejado e discutido nas áreas acadêmicas”.

Rodolfo Pereira da Silva, gerente do Núcleo de Acesso dos Estudantes (NUACE)

O técnico em Assuntos Educacionais, Rodolfo Pereira da Silva, fez a apresentação do Núcleo de Acesso dos Estudantes (NUACE), mostrando dados sobre o ingresso de estudantes brasileiros e estrangeiros na Unilab e os desafios da gestão dos processos seletivos e das políticas afirmativas. “Atualmente, temos cerca de 700 estudantes, destes 23% são estrangeiros. A nossa meta é alcançar a média de 50% de alunos estrangeiros e 50% de alunos brasileiros. Mas para isso precisamos discutir e executar ações, como a criação da Comissão de Permanência de Processos Seletivos, o aperfeiçoamento do processo seletivo de estrangeiros, além de avaliar a experiência da Unilab com o SiSU”, afirmou o gerente do NUACE.

Encontro foi aberto para debate entre os participantes

Na segunda parte da manhã, o Seminário abriu espaço para o debate entre professores, estudantes e técnico-administrativos sobre a oferta de cursos existentes em 2013. No período da tarde, as Coordenações de Áreas apresentaram suas ações para 2013 e as perspectivas futuras de expansão da graduação da Unilab até 2015.

Representantes das Coordenações de Áreas apresentaram projetos de expansão

A coordenadora da Área de Saúde Coletiva, Andrea Linard, explicou que o Curso de Enfermagem, atualmente único curso da Área, oferecerá para 2013 80 vagas para alunos com duas entradas. Sobre a expansão da área, Andrea explica que a Coordenação trabalha em duas frentes: a criação dos Cursos de Farmácia e de Medicina. Segundo ela,  para o Curso de Medicina, foi formada uma comissão para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que deve ser concluído em junho de 2013. O PPC do Curso de Farmácia também está sendo formatado.

A oferta em 2013 para o curso de Letras será de 80 vagas e para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas será de 160 vagas. Os dois cursos terão duas entradas. A coordenadora da Área de Humanidades e Letras, Monalisa Valente, explica que a projeção da expansão da área já foi projetada com a criação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas que em seu projeto curricular estabelece que os dois primeiros anos são de formação básica (Bacharelado em Humanidades) e nos dois últimos anos, o aluno poderá optar por se especializar em História, Antropologia, Sociologia e Pedagogia. “Vamos formar comissões para instalar esses quatro projetos pedagógicos”, explica. Monalisa afirmou ainda que há uma demanda pela criação de um centro de línguas da Unilab. “Uma comissão já está ouvindo a comunidade acadêmica para pensar esse centro”, explica.

O professor George Mamede apresentou os projetos da Área de Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável. Segundo ele, o curso de Engenharia de Energias manterá a oferta de 72 vagas com duas entradas em 2013 e continuará exigindo pesos diferenciados dos candidatos brasileiros na seleção do SiSU para as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências e suas Tecnologias. George relata que atualmente a Coordenação está discutindo a criação de três novos cursos no Campus da Liberdade: Engenharia Civil, Engenharia da Computação e Engenharia das Telecomunicações. “Esses cursos poderão impulsionar o desenvolvimento dos países parceiros”, explica.

Ele destaca que a Área também está planejando quais os cursos que serão oferecidos no Campus da Unilab na Bahia, no município de São Francisco do Conde. Ele explica que, com base na demanda da região e pensando num conceito de mobilidade acadêmica  entre cinco universidades da Bahia, entre elas a Unilab, está sendo discutida a criação dos cursos de Engenharia de Petróleo e Gás, Mecatrônica e Engenharia Ambiental.

O coordenador da Área de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Aleixo Brito, apresentou os projetos da área. Em 2013, será ofertadas 72 vagas no Curso de Agronomia, com duas entradas. Os projetos futuros estabelecem a criação dos Cursos de Veterinária, focado na produção animal, de Ciência Florestal, e do Bacharelado em Biologia. Rodrigo também propôs a criação de cursos de especialização lato sensu correlacionados com as áreas de graduação. “Assim, vamos caminhando para a implantação de um mestrado stricto sensu na área de agrárias”, diz. 

O coordenador do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, José Berto Neto, apresentou o planejamento feito pela Coordenação da Área de Formação Docente para o Curso Ciências da Natureza e Matemática. Ele explica que um projeto já formatado é a reformulação do curso criando quatro outros: Licenciatura em Ciências, com ênfase em Química; Física; Biologia; e Matemática. A proposta é que o aluno ao escolher o curso já defina que ramo de estudo irá seguir. Atualmente, o aluno do curso de Ciências da Natureza e Matemática só precisa fazer essa opção no decorrer da graduação. Também está sendo estudada a oferta dos referidos cursos no período noturno.  

Professores e estudantes discutiram em conjunto a expansão da Unilab.

No segundo dia de Seminário, estudantes e professores continuaram com os debates sobre a expansão do ensino de Graduação. Na ocasião, o coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas, professor Fernando Afonso Ferreira, falou sobre os desafios e as possibilidades de ações de ensino voltadas para esta área. Ele aproveitou também para esclarecer questões de estudantes e professores referentes à atuação da coordenação.

Programação completa:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/10/Programação-I-Seminario-de-Expansão-do-Ensino-de-Graduação.pdf”]

Categorias