Estudantes comemoram festa da independência de Angola

Data de publicação  09/11/2012, 16:14

Independência de Angola é comemorada com atividades culturais e esportivas

Os estudantes angolanos da Unilab nesta sexta-feira (09) estão em festa com a celebração do Dia da Independência do país, comemorado no próximo dia 11. Para marcar a data, a equipe da Unilab, com o apoio dos alunos representantes de Angola, preparou uma programação especial no horário do intervalo do almoço, das 12h às 14h.

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire

Para iniciar, os participantes cantaram o Hino Nacional angolano. Na mesa de abertura, a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, parabenizou a conquista do país e destacou a importância desse momento para o processo de integração entre os estudantes. “Conhecer a história e a realidade de cada um dos países faz parte do processo pedagógico da Unilab. Angola viveu momentos de intensas lutas pela independência e hoje busca a reconstrução do país por meio da paz e da democracia. É importante comemorar essa data para lembrar das pessoas que fizeram parte dessa história”, destacou.

José Veríssimo, coordenador de Assuntos Estudantis

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, falou de como é fundamental a comemoração da independência dos países parceiros da Unilab. Durante a abertura do III Torneio Independência, que nesta edição faz alusão à conquista da Angola, ele comentou o papel exercido pelo esporte para a integração entre os estudantes. “A integração acontece não só em sala de aula, mas em diferentes espaços da universidade, e o esporte vem ganhando destaque nesse processo”, disse.

Leila Makete vestida com roupa típica da Angola

A angolana Leila Makete, 23 anos, estudante do curso de Ciências da Natureza e Matemática, foi uma das cerimonialistas do evento. Vestida a mucubal, ela afirmou: “para nós, hoje é um dia que mostra a nossa liberdade e autonomia. Nós vivemos por muitos anos sendo colonizados por Portugal e, com a independência, nós passamos a lutar pelos nossos direitos”.

João Ferreira

João Ferreira, 24 anos, do curso de Ciências da Natureza e Matemática, apresentou a dança típica do país Tchiandra e deu o depoimento sobre a conquista da independência do seu país. “É uma honra comemorar esse dia aqui na Unilab. É símbolo do nosso patriotismo, mesmo fora do nosso país”, comentou.

A professora da área de Humanidades, Carla Susana Abrantes

A professora da área de Humanidades Carla Susana Abrantes também tem motivos para comemorar. Ela nasceu em Angola e desde os três anos veio morar no Brasil. Atualmente, a professora realiza pesquisas sobre a África, a partir de estudos da Antropologia, com o foco na formação do Estado colonial em Angola. “Esse está sendo o primeiro contato que tenho com os estudantes angolanos e eu espero ter mais oportunidades em conhecê-los melhor”, ressaltou.

Aluísio Gonçalves

O estudante angolano, Aluísio Gonçalves, 19 anos, do curso de Engenharia de Energias, participou da organização do evento. “Estou muito feliz em estar aqui comemorando essa data e compartilhando com outras pessoas. A independência significa liberdade e, a liberdade possibilidade o desenvolvimento do nosso país”, disse.

Apresentação da dança Tchiandra

Apresentação da dança Semba

Desfile dos uniformes e premiações do Torneio Independência

Apresentação de dança Kuduro

A programação contou com a apresentação das danças Tchiandra, Kuduro e Semba; com a declamação da poesia “Raízes”, recitada e escrita pelo estudante angolano Fernando André Caiavi; além do desfile dos uniformes e premiações do III Torneio Independência da Unilab.

As atividades em comemoração a conquista da independência de Angola continuam neste sábado (09), com o início das competições de vôlei feminino e masculino e de tênis de mesa, das 08h às 12h30, na Escola Estadual Brunilo Jacó, e as competições de futsal feminino e masculino e de xadrez, das 14h às 18h, no Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro. Ao todo, são 17 equipes, em que participam cerca de 180 estudantes da universidade. As finais ocorrerão no próximo dia 17, no período da manhã.

A iniciativa do evento tem como referência o Projeto Pátria Minha Pátria Livre, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), por intermédio da Coordenação de Ações Culturais (CAC).

Programação completa:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/Convite-independencia-Angola.pdf”]

Tabelas dos Jogos do III Torneio Independência

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/TABELA-III-TORNEIO-INDEPENDÊNCIA-UNILAB-VOLEI-TENIS.pdf”]

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/TABELA-III-TORNEIO-INDEPENDÊNCIA-UNILAB-FUTSAL-XADREZ.pdf”]