Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Pesquisadora alemã conversa com professores da Unilab

Data de publicação  14/11/2012, 09:40
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Anne Begenat fala sobre pesquisas realizadas em literatura africana

Neste dia 13 de novembro, a professora alemã Anne Begenat, da Universidade Técnica da Alemanha (RWTH Aachen), conheceu a Unilab e conversou com professores de diferentes áreas. Ela está no Brasil há quatro meses, período em que atua como professora visitante do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.

A visita, promovida pela Pró-reitoria de Relações Institucionais, teve como objetivo apresentar a pesquisa da professora, cujo tema é “O Pensador Senghor do Senegal”, e estabelecer contatos e parcerias entre Brasil, África e Alemanha. “Vamos discutir convênios e projetos entre a Unilab e a RWTH Aachen, junto com universidades africanas, para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares, principalmente nas áreas de Humanidades e das Engenharias”, disse Anne Begenat, destacando a excelência da atuação da instituição alemã nos cursos de Engenharias. “Somos um dos maiores pólos de ensino e pesquisa da Alemanha nessa área e o nosso país precisa de jovens pesquisadores brasileiros”, acrescenta.

Anne Begenat ao lado da pró-reitora de Relações Institucionais, Selma Pantoja

Durante a manhã, na conversa com professores de Humanidades e Letras, Anne Begenat falou sobre a pesquisa que está fazendo sobre estudos comparados da literatura africana de língua francesa e portuguesa, discutido assuntos como feminino, negritude, influências culturais, conceitos de lusofonia e francofonia. “Devemos pensar em uma língua migratória, multilingual e mundial”, comenta.

Como parte dessa ação de intercâmbio entre a Unilab e a Universidade Técnica da Alemanha, a pró-reitora de Relações Institucionais, Selma Pantoja, participa do Congresso Brasil e África: Leituras Intercruzadas, que acontece entre os dias 21 e 24 de novembro na Rwthaachen University.

Últimos livros da pesquisadora:

“Tendances du narré e du conte” (com Jean-Marie Kouakou, Abidjan), que trata de estudos sobre as literaturas africanas; “Vozes femininas” (com artigos da Teresa Salgado, Rita Chaves e Tânia Macedo), estudos sobre autoras dos países africanos de língua portuguesa; “Comic und Jugendliteratur in Belgien von ihren Anfängen bis heute”, sobre os quadrinhos de Hergé até hoje.

Categorias