Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Alunos e professores da Unilab são destaque no I Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem no Crato

Data de publicação  23/11/2012, 16:40
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

O I Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem (SIC) no Crato, promovido pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), termina nesta sexta-feira (23). Durante os três dias de encontro, cerca de 30 alunos e nove professores da Unilab participaram das atividades, como conferências, minicursos e mesas-redondas.

Deysiane Mendes, aluna do curso de Letras da Unilab

Para a estudante do curso de Letras Deysiane Mendes, a participação no Seminário tem sido muito proveitosa. Segundo ela, a integração entre os próprios alunos da Unilab e também entre os estudantes das outras universidades ajuda na compreensão de várias realidades da formação do profissional de Letras. “Estou ainda fazendo o mini-curso sobre história e cultura africana com o professor Carlos Subuhana e estou adorando”, disse a aluna.

Minicurso: “Por que estudar literatura africana no Brasil?” – Profa. Izabel Cristina dos Santos Teixeira

Minicurso: “Autor e Autoria segundo Michel Foucault, Roland Barthes e Roger Carthier” – Prof. Carlos Eduardo Bezerra

Minicurso: “Cultura e História Africana” – Prof. Carlos Subuhana

Minicurso: “Introdução à Linguística Africana: as línguas bantas” – Prof. Bruno Okoudowa

Minicurso: “Ensino da Geografia Política e Econômica da África na sala de aula: Da pós-graduação para a educação básica” – Prof. Bas’Ilele Malomalo

Mesa-redonda: “Novas Tecnologias e Ensino de Línguas: Experiências em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas a partir de interfaces virtuais” – Profa. Ana Cristina Cunha

Mesa-redonda: “Dimensões da integração no projeto da Unilab: Literatura, História e Reflexão Filosófica” – Profa. Monalisa Valente, Prof. Fernando Afonso, Prof. Ramon Capelle, Profa. Izabel Cristina dos Santos

Balanço do Evento

O I Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem chega ao fim estabelecendo um marco na história do curso de Letras da Urca, que em 2012 completa mais de meio século, 52 anos. Para o presidente da comissão organizada, prof. Raimundo Luiz do Nascimento (Urca), este foi o maior encontro acadêmico realizado no Curso durante toda a história. “Com o apoio da Unilab e das outras instituições, ficamos muito mais fortalecidos e provamos o quanto a área de Letras pode e merece promover seminários desta natureza, com a participação de especialistas de todo o Brasil e também de fora do país”, disse o professor.

Prof. Vilmar de Souza (Unilab), vice-presidente da comissão organizadora

O vice-presidente da comissão organizadora do seminário, prof. Vilmar de Souza, da Unilab, reforçou o discurso do colega da Urca e destacou a importante participação da Unilab no evento. “Os professores e alunos da Universidade ampliaram ainda mais a discussão dos temas e possibilitaram um aprofundamento das questões relacionadas à linguagem, porque foi possível incluir na programação das atividades vários aspectos relacionadas à história, cultura e língua africanas”, disse Vilmar.

Antes mesmo do encontro terminar oficialmente, os organizadores já acenaram com a possibilidade de realizar a segunda edição do SIC. A proposta é que a Unilab e o Maciço de Baturité sediem as atividades em 2013.

Equipe da Unilab e Urca durante almoço para discutir II SIC

Durante almoço realizado nesta quinta-feira (23) na cidade do Crato, a vice-reitora da Unilab, Maria Elias Soares; a coordenadora da Área de Humanidades e Letras, Monalisa Valente; e o pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, agradeceram a indicação e prometeram encaminhar a sugestão, primeiramente à equipe da Área de Humanidades e Letras e, posteriormente, ao reitorado da Unilab. “Essa parceria entre as universidade cearenses não pode ser apenas no âmbito administrativo. Nós estamos muito satisfeitos com a repercussão do seminário e acreditamos que a tendência é que este evento ganhe corpo e em pouco tempo se torne de âmbito nacional e depois internacional, integrando as nações da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”, afirmou o pró-reitor.

O reitor em exercício da Urca, Prof. José Patrício Pereira, parabenizou os docentes da Urca e da Unilab pela organização do seminário e disse que a Universidade Regional do Cariri dará todo o apoio necessário para que a próxima edição seja realizada. “Temos muito a avançar na discussão do papel social e político da linguagem não só no Brasil mas também em todo o espaço lusófono”, disse o reitor.

Categorias