Unilab e UFMT assinam convênio de cooperação técnica e científica

Data de publicação  14/12/2012, 09:49

Os reitores Paulo Speller e Maria Lúcia Cavalli Neder assinam convênio

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é a mais nova parceira da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em cooperação técnica e científica. O convênio de cooperação com a Unilab foi assinado nesta quinta-feira (13), às 18h, pela reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, e pelo reitor da Unilab, Paulo Speller. O acordo visa promover o intercâmbio de professores, pesquisadores, alunos e pessoal técnico, execução de projetos em comum, além da realização de cursos, conferências e seminários.

Além de promover a cooperação técnica e científica, o convênio com a Unilab pretende também ampliar o conhecimento cultural por meio do intercâmbio, fortalecendo o programa internacional de mobilidade acadêmica existente na UFMT. Os representantes das duas instituições ficarão responsáveis por elaborar um plano anual de trabalho e de acompanhar as atividades previstas no convênio e nos termos aditivos que vierem a ser celebrados.

O convênio permitirá, também, que os alunos da UFMT façam estágio de conclusão de curso na Unilab. Em contrapartida, “a Universidade estará aberta a essa parceria; todo o nosso espaço físico e equipamentos estarão disponibilizados para práticas conjuntas de ensino, pesquisa e extensão que visem ao desenvolvimento de ações e a expansão da qualidade da educação superior no Estado de Mato Grosso”, declarou a reitora. Paulo Speller comentou que: “esse acordo com a UFMT representa o esforço conjunto de duas instituições que visam trabalhar na resolução de problemas comuns, e é uma forma de abrir portas tanto para alunos quanto para professores”, afirmou.

Reitor da UFMT no período de 2000 a 2004 e de 2004 a 2008, o professor Paulo Speller não abre mão da experiência adquirida nos 42 anos da instituição. “A UFMT possui uma grande bagagem no ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa e, para nós, que estamos apenas começando, com dois anos de vida, isso representa uma grande ajuda no caminho que pretendemos trilhar, sobretudo no que diz respeito à educação a distância, área em que a UFMT é pioneira, e que a professora Maria Lúcia ajudou a desbravar”, enfatiza Speller.

A reitora ressaltou a importância desse acordo para o projeto de internacionalização da UFMT. “Sabemos que o foco da Unilab é a mobilidade acadêmica, sobretudo de estudantes afro-lusitanos. O professor Paulo possui um know how enorme nessa área; tenho certeza que aprenderemos muito com essa parceria. Começamos com um estudante nessa modalidade, hoje já estamos com 120 e queremos atingir, nos próximos anos, a meta de 300”, finalizou Maria Lúcia.

Além dos reitores, participaram da cerimônia Valéria Calmon Cerisara e Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, pró-reitoras Administrativa e de Planejamento, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFMT