Publicação eletrônica Polifonias reúne textos de estudantes do BHU

Data de publicação  11/01/2013, 16:25

Polifonias deve ter uma periodicidade trimestral

Alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (BHU) que cursaram a Disciplina Leitura e Produção de Texto I da Unilab, ministrada pelos professores Léia Cruz de Menezes e Valdinar Custódio Filho, lançaram a publicação Polifonias. O caderno eletrônico reúne textos do gênero da informação de domínio jornalístico, produzidos pelos alunos ao longo da disciplina. Estão presentes dicas, crônicas, artigos, entrevistas, reportagens, resenhas e poema. As melhores produções foram selecionadas e compõem a publicação.

No texto de apresentação da obra, os professores Léia Cruz de Menezes e Valdinar Custódio Filho destacaram que a Disciplina Leitura e Produção de Texto I é o início do projeto de letramento. “O que se quer é ajudar o educando a compreender que as linguagens (escrita, pictórica, sonora) são meios para chegar a determinados objetivos, que serão alcançados na interação entre indivíduos em dado contexto”. Segundo os professores, no espaço acadêmico, os professores da Área de Humanidades e Letras iniciam o trabalho de leitura crítica e escrita de gêneros textuais em circulação na sociedade.

Uma das turmas que produziu textos para Polifonias

De acordo com os professores, no espaço de três meses, aproximadamente 110 alunos das três turmas de BHU foram estimulados a refletir sobre as peculiaridades de gêneros textuais como crônica, artigo de opinião, editorial, dicas, resenha de filme, entrevista, reportagem. “A partir dos interesses dos alunos, organizamos, como uma das atividades avaliativas do componente curricular, a produção desses gêneros. Não apenas os gêneros foram escolhidos pelos alunos, conforme interesses e aptidões, mas as temáticas também foram decididas conjuntamente, levando em conta o leitor virtual – integrantes da comunidade Unilab”.

Para a produção dos referidos gêneros, os alunos entrevistaram professores, gestores, servidores, leram projetos de pesquisa de professores da Unilab, estudaram exemplares dos gêneros. Segundo a professora Léia Cruz, a ideia é que o caderno se transforme no futuro numa revista eletrônica que tenha colaboração de alunos de outros cursos da Unilab. “Queremos abrir a revista eletrônica a outros professores para que eles também convidem seus alunos à escrita para que eles possam veicular suas ideias”, diz. Ela explica que neste semestre os alunos Disciplina Leitura e Produção de Texto II continuarão exercitando a produção textual. A ideia é que Polifonias seja uma publicação trimestral.

Boa leitura – Polifonias

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/01/Polifonias-BHU-Valendo.pdf”]