Inscrições abertas para curso História da Administração Pública nos PALOPs: Moçambique

Data de publicação  15/01/2013, 15:48

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), através da Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias (Ceac), promove o Curso História da Administração Pública nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs): Moçambique de 22 de janeiro a 28 de fevereiro. As aulas serão realizadas às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h30, no Campus da Liberdade, em Redenção. As inscrições iniciaram nesta terça-feira (15) e se encerram na próxima sexta-feira (18). São oferecidas 40 vagas. Os públicos-alvo são comunidade universitária, estudantes e professores da rede pública e demais interessados.

O curso terá 20 horas de carga horária, divididas em 8 aulas. O curso é coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Subuhana. A proposta do curso é, na tentativa de passar em revista a história contemporânea da Administração Pública em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), abordar alguns aspectos que podem ser considerados instrumentos ou estratégias político-administrativas usadas após as independências de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe visando a mudança e consolidação da administração pública.

No curso em questão, considerado o primeiro ciclo de aulas, será apresentada uma visão sucinta sobre a história da Administração Pública Moçambicana, abordando os seguintes aspectos: Gestão política do território, reordenamento territorial, poder e participação popular, perfil do administrador público e formação do homem novo, administração da justiça popular, cooperativas e empresas estatais e aldeias comunais. Novos módulos abordarão a temática para outros países de língua portuguesa e serão ofertados após a finalização do atual.

SERVIÇO:

Início do curso: 22.01.2013 até 28.02.2013

Dias da semana: Terças e quintas

Horário: das 14 horas às 16h30 horas

Local: Unilab, Campus da Liberdade – Av. da Abolição, 3 – Centro – Redenção – Ceará – Sala: 09 (nove)

Público-alvo: comunidade universitária, estudantes e professores da rede pública e demais interessados.

Vagas Totais: 40 – Unilab: 30 (trinta) e Comunidade externa: 10 (dez)

Inscrições presenciais e/ou esclarecimentos adicionais:

Proppge – CEAC (Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias)  -Contatos: Paula/Tiago

Telefone: (85)3332.13.85

Horário de inscrição: 8h às 13h e de 14h às 17h

Prazo: de 15.01.2013 até 18.01.2013

Documentos necessários para as inscrições para as vagas da Comunidade:

* xerox da carteira de identidade

* xerox do CPF

* xerox do comprovante de endereço (conta de água, luz, telefone)

Critérios/requisitos para a seleção:

* Ordem de inscrição na sala 32 da Proppge/CEAC

* Escolaridade mínima: ensino médio completo

* Para o caso dos alunos da Unilab:

* estarem devidamente matriculados no curso de graduação ou pós-graduação

* nessa primeira versão, a prioridade será dada para os alunos do Curso de

“Administração Pública”

Programação das aulas

1ª. AULA (22/01/2013)

Eixo temático I: Apresentação do curso

– Sumário dos marcos fundamentais

2ª. AULA (24/01/2013)

Eixo temático II: Gestão Política do Território

3ª. AULA (29/01/2013)

Eixo temático III: Reordenamento Territorial

4ª. AULA (31/01/2013)

Eixo temático IV: Poder e Participação Popular

5ª. AULA (19/02/2013)

Eixo temático V: Perfil do Administrador Público e Formação do Homem Novo

6ª. AULA (21/02/2013)

Eixo temático VI: Administração da Justiça Popular

7ª. AULA (26/02/2013)

Eixo temático VII: Cooperativas e Empresas Estatais

8ª. AULA (28/02/2013)

Eixo temático VIII: Aldeias Comunais.