Reitor da Unilab e estudantes participam de 14º Conselho Nacional de Entidades de Base da UNE em Recife

Data de publicação  17/01/2013, 16:00

Os estudantes da Unilab seguiram para Recife no início da noite desta quinta

O reitor da Unilab Paulo Speller e 38 estudantes da Universidade vão participar da programação do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) e da 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizados de 18 a 21 de janeiro em Recife, Pernambuco. Paulo Speller vai participar, na tarde do sábado (19), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco, de uma mesa de debates sobre “Mobilidade acadêmica e cooperação internacional”. Também no sábado, os alunos da Unilab participam do I Encontro Estudantil das Universidades de Cooperação Internacional (EEUCI).

Além do reitor Paulo Speller, participarão do debate Ricardo Guardia Lugo, presidente da Organização Continental Latino Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Targino de Araújo Filho, reitor da Universidade Federal de São Carlos (UfsCar) e presidente da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), Alvaro Maglia, professor da Universidad de la República Uruguay (Udelar) e Bruno Vanhoni, assessor de Relações Internacionais da Secretaria Nacional de Juventude.

O EEUCI reunirá também representantes do movimento estudantil da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O Fórum será o primeiro momento de debate entre os estudantes dessas novas universidades federais que têm perfis inovadores de integração acadêmica internacional. Serão debatidos assuntos relacionados à criação dessas instituições de ensino, movimento estudantil, reforma universitária e desafios. A programação do evento conta com duas mesas de debates que orientarão as demais discussões: “Universidades de Integração – aspectos gerais (da criação à realidade)” e “Organização estudantil nestas Universidades”.

O coordenador de Assuntos Estudantis da Unilab (CAE/Prograd), José Veríssimo, diz que a Unilab reconhece que a participação de seus estudantes no 14ª Coneb puxando uma discussão sobre as universidades de cooperação internacional é histórica. “A Unilab tem pouco tempo de formação e os estudantes já demonstram essa participação política num evento de expressão nacional como é o Coneb que tem como proposta debater temas ligados à educação superior no Brasil”, diz. Segundo Veríssimo, a participação dos estudantes da Unilab no Coneb foi resultado de um trabalho integrado entre a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE). A Unilab disponibilizou transporte e ajuda de custo.

Joana Darc da Silva Feitosa, do Diretório Acadêmico de Agronomia da Unilab e representante dos estudantes no Conselho Superior Pró-Tempore (Consup), explica que a reunião de estudantes de universidades que nasceram com a proposta de integração acadêmica internacional durante o EEUCI será um momento para trocas de experiências. “Vamos pensar em conjunto propostas de melhoria dentro dessas universidades que têm uma proposta inovadora”, diz. De acordo com a programação do encontro, uma das primeiras ações que acontecerá entre os representantes das quatro universidades será um debate para planejamento de atividades para os próximos anos.

Veja a programação completa do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb), no LINK.