III Congresso Nacional de Feijão-Caupi será de 22 a 24 de abril em Recife

Data de publicação  24/01/2013, 15:12

Produtores, comerciantes, pesquisadores e instituições que desenvolvem ou têm interesse em tecnologias de cultivo do feijão-caupi, também conhecido como feijão-macassar ou feijão de corda, produzido e consumido principalmente no Nordeste, se reúnem de 22 a 24 de abril em Recife durante o III Congresso Nacional de Feijão-Caupi (III Conac).

O tema do evento deste ano é “Feijão-caupi como alternativa sustentável dos sistemas produtivos familiares e empresariais”. Os interessados em submeter trabalhos no III Conac devem enviar os resumos até o dia 24 de março. As inscrições para participar do evento poderão ser feitas pelo site até o dia 17 de abril.

O Conac, promovido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco, acontece a cada três anos no Brasil e tem por finalidade intercambiar experiências no âmbito científico entre pesquisadores, técnicos, estudantes, produtores rurais e consumidores, proporcionando informações atualizadas à comunidade acadêmica e a todos aqueles que produzem ou que, de alguma forma, estão ligados à cultura. São esperados no evento cerca de 600 participantes.

Durante os três dias de programação, 30 palestrantes nacionais e quatro internacionais abordarão as pesquisas realizadas nas áreas de exigências nutricionais, doenças, ervas daninhas, fixação biológica de nitrogênio, recursos genéticos, cultivares, melhoramento, biotecnologia, biofortificação e processamento, abrangendo toda a cadeia produtiva do feijão-caupi.

Cultura

O feijão-caupi, feijão-macassar ou feijão de corda era explorado utilizando sistemas de produção tradicionais, tendo um mercado restrito e destinado à agricultura de subsistência. Entretanto, nos últimos anos vem adquirindo maior expressão econômica, devido, basicamente, à busca da população por alimentos saudáveis, e também na ampliação da área de produção que corresponde a 2/3 da produção de feijão do Nordeste e a 1/3 da produção nacional. Em 2011 foram colhidos no Brasil aproximadamente 1,6 milhão de hectares, com produção de 822 mil toneladas, média de 525 kg/ha. A maior produção concentra-se no Nordeste, com 84% da área plantada e 68% da produção nacional. A cultura do feijão-caupi mantém a cada ano 1,2 milhão de empregos diretos.

Apesar de a maior parte da produção ainda ser oriunda da agricultura familiar, percebe-se certo interesse dos grandes produtores, que detém maior poder aquisitivo e acesso a modernas tecnologias, em contribuir para a expansão das fronteiras agrícolas das Regiões Norte e Nordeste, seus principais produtores, para a Região Centro-Oeste.

Devido à importância da cultura do feijão-caupi, sua adaptação a climas adversos e a qualidades nutracêuticas, é de grande importância a realização de um evento periódico no Brasil, evidenciando o interesse crescente que este cultivo vem despertando no mundo.

Mais informações na Página Oficial do III Conac.

Normais de submissão de trabalhos no evento:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/01/normas-submissão-de-Trabalhos-III-Conac.pdf”]

Confira AQUI a programação do III Conac.