Alunos já podem fazer cadastro no SIGAA e acessar declaração de vínculo com a Unilab

Data de publicação  01/02/2013, 17:15

Os alunos dos cursos presenciais de Graduação da Unilab já podem se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). É através desse sistema informatizado que futuramente o aluno da Unilab poderá ter acesso a todas as informações referentes a sua vida acadêmica, matriz curricular, professores, acessar notas e ainda imprimir documentos como histórico e comprovante de matrícula. Numa etapa posterior, os alunos poderão inclusive fazer matrícula pela Internet. Mas como o sistema ainda está em fase de implantação, por enquanto, os alunos têm acesso à declaração de vínculo acadêmico com a Unilab.

Para a implantação do SIGAA, a Unilab firmou um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em setembro de 2012, uma comissão de implantação do Sistema foi criada na Unilab com representações de todas as pró-reitorias e cursos e da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI) para acompanhar o trabalho e gerar demandas de informações para serem inseridas no sistema. A Comissão definiu que o processo de matrícula pela Internet através do SIGAA será feito primeiramente com os alunos de Bacharelado em Humanidades e Enfermagem. A previsão é que o procedimento já possa ser iniciado na matrícula do primeiro trimestre de 2013, em junho.

O analista em Tecnologia da Informação, Diego Victor Simões de Sousa, um dos responsáveis pela manutenção do sistema, explica que o primeiro passo do aluno no SIGAA é a realização do auto-cadastro no link Sistema Acadêmico na Área do Aluno no site da Unilab. O aluno escolherá um login e uma senha que serão sempre pedidos para as ações realizadas no SIGAA e, de posse do número de matrícula, preencherá um formulário e concluirá o cadastro. Diego explica que no processo de implantação do SIGAA, o próximo passo será o treinamento dos professores. “O uso do sistema pelos professores será obrigatório. Vamos treiná-los para usar o sistema, cadastrar notas, frequência, e outras informações”, explica.

O coordenador de Tecnologia da Informação da Unilab, Ladislav Trupl, diz que a implantação do SIGAA é um processo contínuo e gradual. “Esse processo vai viabilizar o crescimento da Unilab e a chegada de novos estudantes”, explica. Ele destaca o apoio da administração superior da Unilab, principalmente na figura do pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, para a realização do trabalho.