Capes aprova Projeto E-DUCAR da Unilab

Data de publicação  07/02/2013, 12:12

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Projeto E-ducar, por meio do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) 2013. O projeto irá formar professores, estudantes e técnico-administrativos, envolvidos no Sistema Universidade Aberta do Brasil, na área de educação a distância.

O projeto pretende ainda capacitar professores e tutores presenciais e a distância sobre propostas didático-pedagógicas e formar as equipes coordenadoras de polos sobre promoção e gerenciamento institucional da educação a distância. A ação inicia a partir de abril deste ano e segue até março de 2014. Para coordenar este projeto, foi criado o Núcleo de Formação da Coordenação da Educação Aberta e a Distância (Cead) da Unilab, composto pelas professoras Marília de Franceschi (coordenadora) e Viviane Pinho, e Fabiana Almeida, gerente da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da universidade.

Sobre a conquista, a coordenadora da Cead, Maria Aparecida da Silva, destacou o trabalho desenvolvido pelo setor desde agosto de 2010. “A aprovação desse plano é a coroação de um processo que vem sendo realizado pela Cead, com o apoio institucional do Consup. Passamos a etapa de implantação e estamos iniciando agora uma nova jornada com a realização dos cursos a distância com 1000 alunos inscritos”, comentou. Ela falou ainda sobre a elaboração em conjunto do Projeto E-ducar. “Esse projeto foi feito pela Cead e pela Cogep, por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal. Nós ouvimos todas as coordenações da universidade e vimos quais eram as demandas de cada setor na área de educação a distância. Não foi uma ação isolada”, disse.

A formação do projeto envolve temáticas como: fundamentação teórica em EAD, estratégia de mediação tecnológica, uso das mídias, elaboração do material didático para EAD e plataforma Moodle. Os cursos receberão professores convidados da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Alagoas.

Polo de Apoio Presencial de Redenção – Unilab

O Polo de Apoio Presencial de Redenção, localizado na Unilab, já está em plano funcionamento. Ele vai apoiar os cursos a distância ofertados para este município, recebendo alunos, professores e tutores. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 22h, e aos sábados, das 08h às 17h. O Polo tem a coordenação do professor Ramon Souza Capelle de Andrade.