Unilab realiza missão do Projeto Gaia em Portugal

Data de publicação  08/02/2013, 13:55

Entre dias 11 e 22 de fevereiro, a Unilab, representada pelo professor de Física, Michel Lopes Granjeiro, realizará missão em Portugal para participar de atividades ligadas ao Projeto Gaia, que trata da gestão do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da universidade. A programação da viagem contará com reuniões e seminários entre as instituições envolvidas com o programa, além do acompanhamento acadêmico dos sete alunos da Unilab que estão estudando na Universidade de Coimbra, desde setembro do ano passado.

Nos dias 14 e 15, Michel participará de reuniões parcelares com membros da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra. O objetivo destes encontros é fazer o balanço do programa, discutindo os planos curriculares ofertados, o rendimento dos estudantes e as ações do próximo semestre, que já inicia no dia 18 de fevereiro. Nestas reuniões, são convidadas mais de 20 universidades brasileiras que têm alunos fazendo intercâmbio em Coimbra.

A próxima agenda da missão está marcada para os dias 18 e 19, em que será realizada a Reunião Geral dos Coordenadores do PLI, na Universidade do Algarve, na cidade de Faro, em Portugal. Este encontro reunirão representantes de instituições de ensino superior portuguesas e brasileiras que estão integradas ao PLI, em que serão debatidas temáticas gerais de interesse comum.

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, analisa esta missão da Unilab. “É um momento de discutir o planejamento acadêmico entre os pares, além de possibilitar novos contatos para pesquisas e projetos na área de ciências tanto com universidades portuguesas quando brasileiras que também estarão lá. Essa missão faz parte da estratégia de acompanhamento e apoio aos alunos da Unilab que estão em Portugal”, comenta.

Professor Michel Lopes

Michel Lopes está com grandes expectativas em relação a essa ação. “As expectativas são as melhores possíveis. É uma oportunidade ímpar de intercâmbio acadêmico. Estou levando na bagagem muitos livros para auxiliar os alunos. Espero que eles aproveitem ao máximo a minha ida e que os resultados sejam satisfatórios”, disse. Michel vai visitar ainda o Observatório Astronômico de Lisboa.

Encontro com familiares

Reunião aconteceu nesta sexta-feira, no auditório da Unilab

Na manhã desta sexta-feira (08), familiares dos sete alunos da Unilab que estão em Portugal participaram de encontro com a equipe da universidade. Estiveram presentes nesta reunião a pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, o coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, o coordenador do curso de Ciências da Natureza e Matemática, José Berto, o coordenador do PLI na Unilab, Lourenço Ocuni Ca, o psicólogo Weslay Mendonça e o professor de Física, Michel Lopes Granjeiro.

Na ocasião, a equipe da Unilab atualizou aos familiares a situação dos estudantes e falou sobre a próxima visita aos alunos, em Portugal. Os pais aproveitaram o encontro para falar da alegria e da saudade dos filhos.

Pais de Fransmar, Francisca Alecrides da Silva Santos e Flávio Luciano dos Santos

“Estou muito feliz porque meu filho conseguiu chegar aonde queria. Estou satisfeita, mas com muitas saudades. Ele liga quase todo dia pra mim e eu digo: estude, estude. Os meus pais, que já são de idade, falam também com ele pela internet”, disse a mãe do estudante Fransmar da Silva Santos, Francisca Alecrides da Silva Santos.

Mãe de Lucas Costa da Silva, Lúcia de Fátima Costa

A mãe do aluno Lucas Costa da Silva, Lúcia de Fátima Costa, também comentou: “Eu sempre pego no pé dos meus sete filhos. O Lucas nunca teve dificuldade com as notas. Eu sinto saudades, mas quando ele chegar nós vamos fazer uma festa pra ele”.