Bacharelado em Administração Pública a distância tem aula inaugural

Data de publicação  16/02/2013, 12:30

Aula inaugural Bacharelado em Administração Pública a Distância

Começou neste sábado (16) o curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade a distância, do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), da Capes, nos seis polos de apoio presencial da Unilab, no Ceará e Bahia. Em Redenção, a aula inaugural do curso foi realizada no anfiteatro do Campus da Liberdade durante a manhã. Nos outros cinco polos de apoio presencial (Aracoiaba, Aracati, Piquet Carneiro, Limoeiro do Norte e São Francisco do Conde – BA), as aulas inaugurais do curso também foram realizadas neste sábado.

Profa. Aparecida da Silva, Coord. Cead

A abertura das atividades foi feita pela professora Aparecida da Silva, coordenadora da Educação Aberta e a Distância da Unilab. Ela destacou a importância do curso para a universidade e para as regiões onde a Unilab atua e lembrou que nesta edição do PNAP, a Unilab é uma das 70 instituições públicas de ensino superior do Brasil que oferecem esse mesmo curso. “Todo o material já foi consolidado. São cerca de 30 mil alunos que usam os mesmos livros. Apenas algumas questões relacionadas à metodologia e à tecnologia empregada é que são diferentes de uma instituição para outra”, afirmou a coordenadora.

DSC_0143

Em seguida, o reitor da Unilab, Paulo Speller, foi convidado a compor a mesa oficial da solenidade de abertura do Curso. Além dele e da professora Aparecida, também formaram a mesa: o professor Ramon Capelle, coordenador do Polo de Apoio Presencial de Redenção; Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação; Laura Santos, pró-reitora de Administração; Ana Cristina Queiroz, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão em exercício; e Fátima Portela, coordenadora do Sistema de Bibliotecas Universitárias da Unilab.

Paulo Speller, reitor

O reitor Paulo Speller saudou todos os estudantes, professores e servidores técnico-administrativos presentes e fez um breve histórico sobre a implantação da Unilab. “A Universidade já nasceu internacionalizada. E os cursos de EAD vão nos ajudar nesse processo de integração com os países parceiros à medida que expandirmos as atividades, na modalidade a distância, também para a África e Ásia”, disse o reitor. Paulo Speller também ressaltou a importância do Programação Nacional de Formação em Administração Pública. “Pela própria condição do interior do Ceará, da Bahia e dos países parceiros, é de grande relevância investir na formação de gestores públicos. Nós queremos contribuir para a profissionalização dessa carreira e colaborar com a melhoria dos serviços públicos nos espaços onde atuamos”, afirmou.

Os demais componentes da mesa também saudaram os estudantes e desejaram a todos sucesso e perseverança nos estudos.

Welington Araújo, estudante

Welington Araújo, morador de Fortaleza, é um dos alunos matriculados no curso de Administração Pública, na modalidade a distância, do polo de Redenção. Ele é bancário e disse que já começou vários cursos de graduação, mas não conseguiu concluir nenhum. “Agora, com essa nova chance, quero investir na minha qualificação e ter a chance de me formar”, reforçou o estudante.

Nirley Santos, estudante

Nirley Santos também ainda não teve a oportunidade de fazer um curso de Graduação. Ela disse que já foi aprovada em dois cursos na modalidade presencial, mas por conta do trabalho, não conseguiu dar continuidade aos estudos. “Eu moro em Mulungu, no Maciço de Baturité, e quando surgiu este curso a distância aqui no Polo de Redenção, na Unilab, fiquei muito animada”, afirmou Nirley. Atualmente, ela trabalha como assistente técnica da Secretaria da Educação do município.

Bacharelado em Administração Pública (modalidade a distância)

Aula inaugural Bacharelado em Administração Pública a Distância

O curso tem duração de quatro anos. Na Unilab, os alunos terão dois encontros presenciais por disciplina, realizados nos polos onde foram matriculados. Atualmente, 350 estudantes cursam o Bacharelado em Administração Pública, na modalidade a distância, distribuídos nos seis polos de apoio presencial: Aracati (50), Aracoiaba (50), Limoeiro do Norte (50), Piquet Carneiro (50), Redenção (100), São Francisco do Conde – BA (50).