Aula dos cursos a distância marca início das atividades da Unilab em São Francisco do Conde

Data de publicação  18/02/2013, 12:58
IMG_4673

Aula ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, no último dia 16

apresentacao-grupo-aula-inaugural-sao-francisco-do-conde

“Novo Tempo”. Foi com a canção de Ivan Lins e a participação do Grupo de Percussão Infantil do Monte que a aula inaugural da Unilab iniciou no dia 16 de janeiro, em São Francisco do Conde. No período da manhã, o encontro aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, com a presença de estudantes dos cursos de Graduação em Administração Pública e de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde. À tarde, os estudantes da Graduação iniciaram o primeiro módulo do curso, na sede do Campus.

mesa-abertura-aula-inaugural-sao-francisco-do-conde

Vice-reitora Maria Elias Soares

A vice-reitora Maria Elias Soares saudou os novos alunos e falou da importância deste momento. “A presença da universidade só é percebida quando os alunos estão presentes e iniciam as aulas. Por isso, podemos considerar que hoje é, de fato, o dia de batismo da Unilab”, destacou. Em seguida, a vice-reitora realizou uma apresentação, por meio de vídeo, sobre a Unilab, mostrando aspectos do antes e depois da criação, dos valores concebidos pela interculturalidade, das diretrizes, do processo seletivo, das áreas de estudo e dos projetos em desenvolvimento com demais universidades federais baianas. “Essa é a Unilab que estamos construindo para vocês e com vocês. O que esperamos é uma mudança para melhor nas comunidades onde estamos”, concluiu.

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, falou das expectativas em relação ao início das atividades no novo Campus. “Depois do nascimento dos meus filhos, estou vivendo o momento mais emocionante da minha vida. Hoje, a gente concretiza um dos mais belos capítulos de São Francisco do Conde. São páginas de autoestima e desenvolvimento, escritos para o povo de minha cidade”, disse.

Segundo a prefeita, em agosto, serão abertos novos cursos na área de Engenharia. “Já doamos uma área de 55 hectares para construção da Cidade Universitária, mas queremos mais. Não tenho esse costume, mas hoje vou fazer um pedido a Deus; que Ele me permita viver mais 10 anos, para que eu possa ver o desenvolvimento que a minha cidade conquistou”, finalizou.

Um dos grandes entusiastas para a vinda da Unilab a São Francisco do Conde, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, falou da reinvenção do Recôncavo através da educação. “Proponho a construção de um consórcio para que possamos reunir os prefeitos de toda essa região e buscar soluções para os desafios que envolvem as universidades. Nunca vi uma prefeita que se envolvesse tanto com a causa como Rilza Valentim, por isso mesmo, sugiro que seja ela nossa liderança de articulação”, defendeu Nacif.

IMG_4689

As boas-vindas aos calouros e ao corpo docente também foram dadas por Andréa Gomes Linard, coordenadora de Ensino de Graduação da Unilab. “Espero que possamos construir parcerias frutíferas”. Marília de Franceschi, coordenadora adjunta da Coordenação da Educação Aberta e a Distância (Cead) afirmou que: “os cursos EAD têm mais alunos do que os cursos presenciais. Ao todo, são 1.400 alunos de educação a distância. E algo que eu não poderia deixar de dizer, é que o Polo de São Francisco do Conde hoje já possui classificação AA”.

A professora Núbia Moura Ribeiro ressaltou que: “a educação é como um catalisador de transformações sociais”. Ela destacou ainda a parceria com a Prefeitura: “Nada desse sonho teria acontecido se não tivéssemos esse suporte da Prefeitura e isso mostra a importância do trabalho cooperativo. Que a gente possa sonhar grande e materializar juntos”, completou.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde.