Programa Ciência sem Fronteiras abre novas inscrições

Data de publicação  21/02/2013, 12:52

ciencia sem fronteira destaque

O Programa Ciência sem Fronteiras, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abre novas inscrições para cinco editais de bolsas de estudos em graduação. Há vagas disponíveis para: Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda. A inscrição deve ser feita pela internet, por meio do site www.cienciasemfronteiras.gov.br. Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição determinado por cada país. Os estudantes da Unilab podem participar, sendo prioritárias as vagas para os cursos de Agronomia, Engenharia de Energias e Ciências da Natureza e Matemática.

Para a inscrição, é necessário enviar os seguintes documentos: histórico escolar de graduação; comprovante de teste de proficiência (caso seja necessário); comprovante de Prêmio de Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico (quando houver); comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência (quando houver).

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os requisitos:

– Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas prioritárias do programa;

– Ter nacionalidade brasileira;

– Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;

– Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da IES;

– Apresentar certificado de proficiência de língua estrangeira (exceto Espanha e Portugal);

Prazo de inscrição

– As inscrições para as chamadas da Bélgica e da Finlândia finalizam no dia 05 de abril, às 23:59h (Horário de Brasília). O suporte ficará disponível somente até às 18h30. Os formulários estão disponíveis desde o último dia 20.

– As inscrições para as chamadas da Áustria, China e Irlanda encerram no dia 06 de abril, às 23:59h (Horário de Brasília). O suporte ficará disponível somente até às 18h30. Os formulários estão disponíveis desde o útlimo dia 20.

Nota do ENEM

A nota de ENEM a partir de 2009 será utilizada como critério classificatório, sendo usada somente nos casos em que a demanda qualificada for maior que a oferta de vagas no país de destino. Entenda demanda qualificada como: aluno de graduação com mérito acadêmico, o qual realize curso dentro das áreas contempladas e que detenha a proficiência no idioma exigida na chamada. Porém, todo aluno de graduação poderá se inscrever, caso tenha preenchido os requisitos mínimos informados no edital das chamadas.

Sobre o Programa:

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras já concedeu mais de 20 mil bolsas, segundo dados do MEC. A meta é oferecer 101 mil até 2015. O programa tem como objetivo expandir e internacionalizar a ciência, a tecnologia, a inovação e a competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação (sanduíche, educação profissional e tecnológica) e pós-graduação (doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado).

Mais informações no site do Programa Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone (85) 3332.1385 (Coordenação do programa na Unilab).