Velocidade do link de Internet da Unilab cresce para 1 Gbit

Data de publicação  27/02/2013, 17:04

Desde a tarde desta quarta-feira (27), a internet da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) está com uma velocidade de 1 Gbit. Isso corresponde a aproximadamente 250 vezes a velocidade anterior, que era de 4 Mbit. O aumento do link de velocidade foi viabilizado a partir de convênio entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Governo do Estado, através da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice).

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Unilab, Ladislav Trupl, o link da RNP faz uso do Cinturão Digital do Ceará (CDC), projeto que envolve quase metade do território cearense com 3.020 km de fibra ótica para garantir internet em banda larga ao interior do estado, com cobertura inicial de 82% da população. O link foi viabilizado tecnicamente pela Etice e pelo Ponto de Presença da RNP no Ceará (PoP-CE). Para a concretização do projeto, Ladislav Trupl agradece o empenho do reitor Paulo Speller; do pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso; do presidente da Etice, Fernando Carvalho; de Marcos Frota, do PoP-CE e da RNP nacional.