Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab entrega título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

Data de publicação  02/03/2013, 00:34
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Reitor Paulo Speller entregou o título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

Reitor Paulo Speller entregou o título Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula

O dia 1° de março de 2013 entrou para a história da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Neste dia, marcado pela emoção, o reitor Paulo Speller, em nome do Conselho Superior da universidade, entregou o título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A outorga é a maior honraria dada por uma instituição de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou relações com a sociedade. Na ocasião, estiveram presentes o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador do Ceará, Cid Gomes, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, além de representações políticas do estado.

Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso

Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso

Ao receber a homenagem, o ex-presidente falou das ações de seu governo  para potencializar as relações entre Brasil e África. “Em meu governo, tive oportunidade de abrir ou reativar representações do Brasil em 19 países daquele vasto continente. Hoje, temos relações diplomáticas com todos os 54 países africanos, e há embaixadas brasileiras em 38 deles. Abrimos frentes de cooperação em setores estratégicos para o desenvolvimento econômico e social, sempre respeitando a soberania dos países parceiros”, destacou. Sobre a Unilab, cuja lei de criação foi sancionada no dia 20 de julho de 2010, Lula falou: “a criação da universidade foi um marco histórico no processo de integração das diversas culturas. Temos desafios concretos comuns para o desenvolvimento de nossos países, todos eles marcados, historicamente, por profundas desigualdades que buscamos superar. Simbolicamente, mas também com um sentido muito prático, alcançamos com a Unilab o mais elevado patamar dessa integração”.

Texto do discurso lido pelo Ex-Presidente Lula (não contém os improvisos)

Reitor Paulo Speller

Reitor Paulo Speller

O reitor da Unilab, Paulo Speller, em seu discurso, enfatizou a atuação do ex-presidente Lula para promover a educação no Brasil e em países do hemisfério sul. “A outorga desse título representa o reconhecimento da honra do ex-presidente. Ao aceitar essa homenagem, ele se torna um de nós e traz para dentro da universidade o seu peso pessoal e até institucional, dando-nos o privilégio de participar com outras instituições de ensino”, disse. Speller apontou o papel da Unilab para o desenvolvimento da região do Maciço de Baturité e de países parceiros. “A universidade busca criar e compartilhar soluções inovadoras para problemas gerados por processos históricos de desenvolvimento similares entre Brasil e PALOPs, de modo a auxiliar o fortalecimento de uma rede internacional que, com respeito à soberania dos países sobre seus próprios destinos, permita a realização de ações e intervenções de apoio técnico, acadêmico e humanitário”.

Durante o evento, o reitor Paulo Speller assinou a portaria para a criação da comissão de implantação do curso de Medicina na Unilab.

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante

O ministro Aloizio Mercadante falou da dívida histórica brasileira com os povos africanos e lembrou as ações que o governo Lula realizou para aproximar o Brasil da África. “Temos que reparar os direitos e as relações com o continente africano. O ex-presidente estabeleceu parcerias com a África por meio de novas estratégias entre países sul – sul e da inserção solidária, como é o caso da Unilab”, apontou.

Governador do Ceará, Cid Gomes

Governador do Ceará, Cid Gomes

O governador Cid Gomes parabenizou a universidade pela iniciativa em dedicar este título ao “homem que transformou o cenário da educação do nosso país e impulsionou as instituições federais”. Ele citou ainda: “Lula criou nada menos que 14 universidades e 100 campi foram instituídos. O ex-presidente, sozinho, criou 280 centros tecnológicos”. Na ocasião, o governador Cid Gomes anunciou a criação do projeto de engenharia e arquitetura do Hospital Regional Universitário do Maciço de Baturité.

A estudante do curso de Agronomia da Unilab, Tainá Fretes, estava emocionada ao assistir à cerimônia. “A gente está tendo um privilégio de ouvir esse homem que fez muita coisa pelo Brasil. O Lula fala com muita emoção e muita sinceridade. Ele é o homem brasileiro que eu mais admiro”, afirmou.

A professora e coordenadora do curso de Letras da universidade, Ana Cristina Cunha da Silva, também participou do evento. “Eu, como docente da Unilab, vejo que podemos fazer uma história e contribuir com a evolução da educação do Maciço de Baturité. Sinto-me lisonjeada e responsável por fazer parte desse momento e dessa instituição”, observou.

Mais homenagens

Entrega do título ocorreu no Campus dos Palmares

Entrega do título foi realizada por autoridades do município de Acarape

No decorrer do dia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu mais homenagens de representantes locais. No período da manhã, Lula, Paulo Speller, Aloizio Mercadante e Cid Gomes receberam das mãos do prefeito de Acarape, Franklin Veríssimo, títulos de cidadãos do município. Segundo o prefeito, a Unilab vem mudando a realidade local. “Essa é uma forma de agradecer a estas pessoas que sempre foram empenhadas no desenvolvimento do nosso município, como é o caso da implantação da universidade na nossa cidade, que vem favorecendo o conhecimento local e as obras de infraestrutura”, disse.

Prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, entrega título para Lula

Prefeito de Redenção, Manuel Bandeira, entrega título para Lula

Lula, ao lado do coordenador do Fórum, Alberto Pinheiro

Lula, ao lado do coordenador do Fórum, Alberto Pinheiro

À tarde, Lula recebeu também o título de cidadão redencionista, dado pelo prefeito municipal Manuel Bandeira. O ex-presidente ganhou ainda uma placa de agradecimento, feita pelo Fórum para o Desenvolvimento Regional do Maciço de Baturité, representado pelo coordenador Alberto Pinheiro.

Almoço com a comunidade universitária

Almoço ocorreu no Campus dos Palmares

Almoço ocorreu no Campus dos Palmares

Antes da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, Lula, o reitor Paulo Speller, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador Cid Gomes, o diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, almoçaram com representantes dos discentes brasileiros e estrangeiros, docentes e técnico-administrativos. Na pauta, falaram sobre a diversidade cultural da Unilab, a experiência do intercâmbio acadêmico e os convênios do Brasil com países africanos na área de educação.

Mercadante citou programas como o Inglês sem Fronteiras, que pretende impulsionar o estudo de língua estrangeira com a promoção de 20 mil cursos em todas as universidades federais. Ele falou também da importância dos estudantes se apropriarem de outros idiomas como o francês, espanhol e mandarim. O reitor Paulo Speller afirmou as parcerias que vem sendo realizadas com instituições chinesas, em que está sendo analisada a vinda do Instituto Confúcio ao Ceará.

Aluna de Cabo Verde, Ailena Cristina

Aluna de Cabo Verde, Ailena Cristina

Durante a conversa, a cabo-verdiana Ailena Cristina contou sobre sua vivência como estudante da Unilab. “Aqui, nas comemorações da independência dos países, nós mostramos a nossa cultura, assim como também sabemos do que acontece no Ceará. Há uma multipluralidade cultural. Eu conheço outros locais sem ter que me deslocar para lá”, revelou.

Lula e Brígida após o almoço

Lula e Brígida

A timorense Brígida disse estar muito feliz em participar desse momento ao lado do ex-presidente. “Fiquei muito orgulhosa porque ele tem conhecimento da causa do Timor-Leste e é companheiro no nosso primeiro ministro Xanana Gusmão, além de promover a cooperação entre Brasil e Timor”.

Visita às obras da Unilab

Comitiva fala com trabalhadores das obras

Comitiva fala com trabalhadores das obras

Lula deixa impressões em placa

Lula deixa impressões em placa

Após o almoço, a comitiva seguiu para visitar às obras de expansão do Campus dos Palmares e da construção do Campus das Auroras. Neste último local, Lula colocou as impressões digitais em uma placa que ficará exposta na praça principal do Campus das Auroras.

Clemilson Nascimento

Clemilson Nascimento

Durante as visitas, o ex-presidente cumprimentou os operários. Um deles foi Antônio Clemilson Nascimento Demétrio. Segundo ele, esta não é a primeira vez que o vê  pessoalmente. “Eu já tinha visto ele na minha formatura do ProJovem, onde eu fiz o curso de Produção e Reparo”, falou o trabalhador.

Categorias